BIBLIOTECA MUNICIPAL MACEDO SOARES

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares” foi fundada durante a administração do Prefeito  Francisco Antunes da Costa, em 07 de setembro de 1908. O nome do Embaixador José Carlos de Macedo Soares foi atribuído à instituição em 1945, em virtude de sua posição destacada no cenário político brasileiro e atuação na constituição da Biblioteca, tendo composto o primeiro grupo do Conselho Municipal de Bibliotecas.

Atualmente a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” conta com acervo de mais de 60 mil livros, dividido em dois ambientes: acervo principal, com disponibilidade de espaço para estudo e pesquisas; acervo infantil, ambiente mais lúdico e interativo, onde também acontecem as contações de histórias.

Dois grandes murais artísticos fazem parte do acervo da Biblioteca e todos que visitam o espaço podem apreciá-los.

A obra de Guataçara Monteiro “A lenda da cobra grande”, chama a atenção pelo tamanho. São 10 m² (2m x 5m) e 250 azulejos (com 20cm x 20cm cada), nos quais aparecem referências às riquezas do patrimônio cultural material e imaterial de Jacareí, que ajudam a ilustrar a lenda da cobra grande, segundo a qual, o gigantesco réptil vivia nas águas do Rio Paraíba.

A obra do artista plástico Rafael Raico “Onde mora a cidade” utiliza-se da arte visual urbana, denominada muralismo. O painel mede 14m x 1m, e retrata a vida cotidiana, imagética e afetiva da cidade. Com técnicas de pintura tradicional,  o painel tem forte influência  do Movimento Muralista do século XX, mais popularizado no Brasil por obras de artistas como Portinari.

A biblioteca conta com laboratório de informática onde são oferecidos cursos para a comunidade. Há ainda espaços para oficinas, espaço expositivo, oficina de pequenos reparos em livros.  Está em fase de implantação espaço dedicado aos portadores de baixa visão no qual além de acesso à materiais de leitura, acontecerão ações de capacitação da comunidade em geral. A biblioteca oferece ainda curso de contação de histórias.

 

Venha nos visitar, estamos na Avenida Nove de julho, 215Jardim Pereira do Amparo, ao lado  do Parque dos Eucaliptos.

" Painel da história da cidade"

Este espaço se pretende  um novo olhar sobre o acervo da Biblioteca Macedo Soares, bem como sobre a cidade de Jacareí. Num primeiro momento, os livros sobre Jacareí serão apresentados ao grande público, num segundo momento obras de outros gêneros, bem como biografias de autores, curiosidades sobre literatura e cinema também encontrarão seu lugar neste espaço que será, assim espera-se, aproveitado pelo leitor desta e de outras regiões.