Educação Física – 1º ano – Setembro

1º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: JOGOS E BRINCADEIRAS

HABILIDADE 1: (EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
HABILIDADE 2: (EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, respeitando as diferenças individuais e de desempenho.
HABILIDADE 3: (EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando sua importância nas culturas de origem.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Jogos e brincadeiras – Origens das diversões das crianças brasileiras.

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. 

Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore já está garantido.

Peteca: Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de Peteca, que em tupi significa “bater”. A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais.

Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

Cama-de-gato: A cama-de-gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. Provavelmente de origem asiática, a brincadeira é praticada em diversas partes do mundo.

Cinco Marias: Também chamada de três Marias, jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos, nécara etc. O jogo, de origem pré-histórica, pode ser praticado de diversas maneiras. Uma delas é lançar uma pedra para o alto e, antes que ela caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três, ou mais, ficando com todas as peças na mão. Na antiguidade, os reis praticavam com pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar. No Brasil, costuma ser jogado com pedrinhas, sementes ou caroços de frutas, ossos ou saquinhos de pano cheios de areia. 

Pipa, papagaio, arraia, raia, quadrado, pandorga: As pipas apareceram na China, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização. Sua cor, desenho ou movimento poderia enviar mensagens entre os campos. Os chineses eram peritos em construir pipas enormes e leves. Da China elas foram para o Japão, para a Índia e depois para a Europa. Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confeccioná-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha.

Ciranda: A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos. Semelhante a ela é o fandango, baile rural praticado até meados do século XX no interior do Rio de Janeiro (Parati) e São Paulo, em que homens e mulheres formavam rodas concêntricas, homens por dentro e mulheres por fora. Os versos que abrem a ciranda infantil são conhecidíssimos ainda hoje: “Ciranda, cirandinha/ Vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta/ Volta e meia vamos dar”. De resto, há variações regionais que os complementam como “O anel que tu me deste/ Era vidro e se quebrou. / O amor que tu me tinhas/ Era pouco e se acabou”.

Sugestão de atividade: Em duplas entreviste seu amigo ou amiga, perguntando qual a brincadeira favorita dele e o porquê dessa brincadeira ser a favorita. Depois chame os pares para socializar para os outros colegas. Professor crie um gráfico com as brincadeiras que mais forem elencadas.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/jogos-e-brincadeiras-origens-das-diversoesdas-criancas-brasileiras.htm?cmpid=copiaecola

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

DANÇA MALUCA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

AMARELINHA:

Descrição da atividade: vamos realizar uma brincadeira bem conhecida e tradicional de todos a AMARELINHA.

Materiais: 11 folhas de papel ou bambolês.

Colocaremos as folhas no chão utilizando a seguinte sequência 1 folha e depois 2 folhas em uma distância confortável para realizar a atividade onde na primeira passagem iremos pular com os 2 pés juntos em uma folha e depois com os pés separados nas duas folhas, você vai e volta realizando o movimento.

Na segunda passagem iremos modificar a atividade iremos pular com apenas 1 pé no local onde tem um quadradinho e continuamos pulando com os 2 pés separados nos dois quadrados.

SUGESTÃO: desenhe uma amarelinha bem colorida e diferente das tradicionais.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

GINÁSTICA DA IMITAÇÃO:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

A CASA DO ZÉ:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER

5 MARIAS:

Nesta brincadeira super tradicional da cultura brasileira, vamos utilizar 5 pedrinhas ou 5 bolinhas de papel para realizar a brincadeira.
Regras do Jogo: O jogo começa lançando todas as pedrinhas para cima e você escolhe uma para jogar quando todas estiverem no chão.
O jogo continua lançando uma pedrinha para cima e tentando pegar uma das quatro que estão no chão, e assim por diante até você conseguir pegar as 4 pedrinhas.

SUGESTÃO: Crie novas regras para o jogo das cinco Marias.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 #4ALONGAMENTO CORPORAL INFANTIL:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

DANÇA MALUCA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

BRINCADEIRA TUBARÃO:

Na brincadeira tubarão vamos precisar de uma toalha, bambolê ou uma folha para realizar a atividade.
No comando do professor ou do responsável vamos realizar os movimentos:
Navegando correndo em volta da toalha.
Tempestade correndo em volta da toalha com a mão na cabeça.
Pirata pulando em volta da toalha com uma perna.
Tubarão deitar no chão e colocar as mãos acima da cabeça.
Terra a vista colocar uma das mãos na altura da testa.
Olha a onda pular em cima da toalha e imaginar que você está surfando.
Bom divertimento nessa aventura no Mar.

SUGESTÃO: perguntar para os pais ou responsáveis 3 brincadeiras que mais gostavam de brincar na infância.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

GINÁSTICA DA IMITAÇÃO:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

A CASA DO ZÉ:

ATIVIDADE PRINCIPAL

ATIVIDADES COM BEXIGAS:

Essa atividade vai ser muito divertida, vamos precisar de bexiga ou bola.
Vamos realizar essa atividade em dupla jogando a bexiga para o amigo ou amiga sem que ela caia no chão e realizaremos esses movimentos por 30 segundos utilizando uma música bem animada.
Utilizando a bexiga vamos sentar de frente para o nosso amigo ou amiga e utilizando apenas os pés e as mãos vamos tentar manter o maior tempo possível essa bexiga no ar.
Repita essas atividades pelo menos 3 vezes.
SUGESTÃO: desenhe as brincadeiras que você mais gosta de brincar em uma folha e deixe esse desenho bem colorido.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 ALONGAMENTO CORPORAL INFANTIL:

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

DANÇA MALUCA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

AMARELINHA: 

Descrição da atividade: vamos realizar uma brincadeira bem conhecida e tradicional de todos a AMARELINHA.
Materiais: 11 folhas de papel ou bambolês.
Colocaremos as folhas no chão utilizando a seguinte sequência 1 folha e depois 2 folhas em uma distância confortável para realizar a atividade onde na primeira passagem iremos pular com os 2 pés juntos em uma folha e depois com os pés separados nas duas folhas, você vai e volta realizando o movimento.
Na segunda passagem iremos modificar a atividade iremos pular com apenas 1 pé no local onde tem um quadradinho e continuamos pulando com os 2 pés separados nos dois quadrados.
SUGESTÃO: (Questões para rodas de conversa no presencial e bate papo com a família no remoto) Qual a importância do brincar ao ar livre, brincar com jogos eletrônicos, brincar com os pais ou com os amigos no dia a dia? O que mais eles sentiram falta depois de tanto tempo longe da escola? e outros…

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

GINÁSTICA DA IMITAÇÃO: