FORMAÇÃO EM REDE

O EDUCADOR COMO "CONTADOR DE HISTÓRIAS"

No dia 06 de agosto foi dado o início do segundo semestre da Formação em Rede com a formação: O educador como “contador de histórias”, ministrado pelas professoras formadoras Nazaré Gonçalves e Edna Claro. A formação ocorreu no Espaço Leitura do Lec@ – Laboratório de Educação Criativa nos períodos da manhã e da tarde, em parceria com a Biblioteca Municipal Macedo Soares.

No primeiro momento as formadoras recepcionaram os participantes, que se organizaram em semi-círculo para a formação. A formadora Nazaré Golçalvez (conhecida como Nazarelelé) explicou que ria abortar 5 temas durante sua apresentação e assim deu início a formação.

Enquanto Nazaré Gonçanves contava as histórias, a formadora Edna Claro auxiliou na condução da propósta, e os participantes socializaram e tiveram momentos divertidos de muito aprendizado sobre diferentes técnicas de contação de histórias, interpretados por Nazaré de forma dinâmica e cativante.

Entre os diversos tópicos abordados, destacou-se o perfil do educador-narrador. A sensibilidade, a escuta ativa, a empatia e a presença pedagógica foram apontadas como competências essenciais para o êxito do trabalho formativo. Todo o encontro foi norteado por cinco pilares fundamentais: Escuta, Roteiro, Chegança, Espaço e Corpo (voz e objeto).

Por fim, todos socializaram sobre os cinco pilares apresentados e contribuíram com relatos referentes à apresentação. Para concluir a formação, os participantes responderam a algumas questões e preencheram um formulário sobre as temáticas abordadas.

Menu