Educação Física – 3º ano – Setembro

UNIDADE TEMÁTICA: JOGOS E BRINCADEIRAS

HABILIDADE 01: (EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
HABILIDADE 02: (EF03EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, explicando suas características.
HABILIDADE 03: (EF03EF17*) Experimentar e fruir jogos de tabuleiros, identificando características desses jogos.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado por partes ou diferentes formas durante todo o mês)

A importância dos Jogos de tabuleiros: http://orteecampos.com.br/a-importancia-dos-jogos-detabuleiro/

Desde cedo o lúdico deve ser inserido na vida da criança, pois o brincar tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos pequenos.

Os jogos, assim como as brincadeiras, têm importância ímpar neste desenvolvimento pois é responsável por desenvolver várias habilidades que a criança irá utilizar em seus vários contextos de vida.

Os jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcançá-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.

Jogos como xadrez e dama, por exemplo, colaboram tanto no raciocínio lógico e rápido, quanto na concentração, memória e estratégia para resolução de problemas e com relação às questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e prudência.

O jogo de tabuleiro conhecido como ludo faz com que a criança, principalmente, aprenda a lidar com o ganhar e o perder e como agir diante de uma frustração e na sublimação da agressividade pois estimula a competitividade e rapidez de raciocínio.

O jogo detetive trabalha com capacidades de formatação de estratégias para concretizar um objetivo desejado, podendo ajudar também na elaboração de atitudes assertivas.

O jogo da vida aborda questões de valores e princípios primordiais para a formação de processos morais e de personalidade da criança, trabalhando também o diferenciar entre realidade e fantasias.

O Banco Imobiliário desperta principalmente a vontade das crianças em lidar com a matemática, aparentemente chata para muitos, fazendo com que o contato com a disciplina fique mais divertido, além de estimular o raciocínio lógico e também lidar com as questões de julgamento moral e de prudência.

Cada jogo tem sua característica, particularidade, dificuldade e objetivo cabendo ao instrutor, professor, pais e/ou adultos que convivam com crianças, adaptar e adequar cada jogo a situação e propósitos diferenciados. O jogar é uma ferramenta, que, se bem utilizada, facilita e ajuda o contato do mundo infantil com o adulto e vice-versa, estreitando laços, promovendo o crescimento intelectual e emocional da criança.

Linete L. Campos / Psicóloga clínica /Psicoterapeuta /Consultora Empresarial /Docente universitária / CRP.: 06/20843-1

Sugestão de atividade: Desenvolver pequenos textos em grupos ou individuais e rodas de conversas para que os alunos falem quais jogos de tabuleiros conhecem ou já tiveram contato.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA INFANTIL-GAME DO MOVIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ESCRAVOS DE JÓ:

Utilizando a Brincadeira dos escravos de Jó, essa brincadeira pode ser cantada ou podemos colocar a música para as crianças estarem realizando.

Ao comando da Música vamos realizar os movimentos que a canção nos solicita.

Se você está remoto nesta semana, chame sua família para participar junto, se você estiver na escola, junto com seu Professor realizar os movimentos sozinho em um primeiro momento e depois em pequenos grupos realizar a atividade coletivamente.

SUGESTÃO: Recriar a brincadeira de escravos de Jó e mostrar para o seu Professor.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

O PEQUENO GOL:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

BRINCADEIRA DE CARREGAR:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER

ARRANCA RABO:

Nesta brincadeira divertida e alegre vamos utilizar uma toalha pequena ou sacolas de supermercados.

Você vai colocar a ponta da toalha ou sacola ao lado da sua perna para dentro da calça e ao comando do Professor irá tentar arrancar o rabinho do colega ou da colega.

Podemos começar realizando em pequenos grupos e depois realizar uma vez com todos.

Você que está em casa chame a família para brincar com você e realize com alegria e respeitando as regras.

Vence a atividade aquele que não perder o seu Rabinho.

SUGESTÃO: Roda de conversa para refletir sobre as brincadeiras de matrizes africanas e indígenas. Você que está no remoto nesta semana registrar 3 brincadeiras que você imagina ser africana ou indígena.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA INFANTIL-GAME DO MOVIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

CIRCUITO:

Bora movimentar esse corpinho em uma atividade motora com muita disposição e alegria na aula de hoje.

Utilizando os materiais que você tem em casa: Chinelo, vassoura, garrafas Pet e etc.

Para começar vamos realizar uma movimentação lateral, marque a distância com os chinelos e se movimente para direita e esquerda lateralmente afastando e unindo as pernas durante a corrida.

Realize essas movimentações por 1 minuto e descanse e faça por 3 vezes.

Nossa segunda movimentação será uma corrida de zigue e zague utilizando as garrafas Pet deixar uma distante da outra e realizar sua corrida.

Realize essas movimentações por 1 minuto e descanse e faça por 3 vezes.

Utilizando as vassouras da Mamãe realizar uma corrida de frente passando os pés sobre as vassouras de frente e depois de costas.

Realize essas movimentações por 1 minuto e descanse e faça por 3 vezes.

SUGESTÃO: Cite 3 jogos de tabuleiro que você conhece e desenhe 1 para levar para seu Professor.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

O PEQUENO GOL:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

BRINCADEIRA DE CARREGAR:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

PEGA A BOLINHA:

Essa brincadeira vamos realizar em dupla utilizando uma bolinha ou qualquer outro objeto que será pego no momento que uma terceira pessoa falar o nome do objeto que vocês estiverem utilizando.

A brincadeira consiste em realizar os movimentos que a terceira pessoa falar como:

Mão na cabeça
Mão na testa
Mão no joelho
Mão no pé
Mão no objeto que pode ser a bola, chinelo, garrafa e etc.

Vence a disputa quem conseguir tocar o objeto primeiro.

Faça quantas vezes quiser essa brincadeira.

SUGESTÃO: desenhe as brincadeiras que você mais gosta de brincar em uma folha e deixe esse desenho bem colorido.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO:

QUINTA SEMANA

 

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA INFANTIL-GAME DO MOVIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ESCRAVOS DE JÓ:

Utilizando a Brincadeira dos escravos de Jó, essa brincadeira pode ser cantada ou podemos colocar a música para as crianças estarem realizando.

Ao comando da Música vamos realizar os movimentos que a canção nos solicita.

Se você está no remoto nesta semana, chame sua família para participar junto, se você estiver na escola, junto com seu Professor realizar os movimentos sozinho em um primeiro momento e depois em pequenos grupos realizar a atividade coletivamente.

SUGESTÃO: (Questões para rodas de conversa no presencial e bate papo com a família no remoto) Qual a importância do brincar ao ar livre, brincar com jogos eletrônicos, brincar com os pais ou com os amigos no dia a dia? O que mais eles sentiram falta depois de tanto tempo longe da escola? e outros…

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

O PEQUENO GOL: