Educação Física – 2º ano – Setembro

2º ano

UNIDADE TEMÁTICA: JOGOS E BRINCADEIRAS

HABILIDADE 1: (EF02EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos do contexto regional, respeitando as diferenças individuais e de desempenho.
HABILIDADE 2: (EF02EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), brincadeiras e jogos do contexto regional valorizando sua importância nas culturas de origem.
HABILIDADE 3: (EF02EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos do contexto regional, para divulgá-las na escola e na comunidade.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.

(o texto pode ser utilizado por partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Brincadeiras populares no Brasil para as crianças. Do que as crianças brasileiras brincam com mais frequência.

Embora os tablets, os smartphones, os videogames e as tecnologias vêm roubando o melhor da infância das crianças, algumas brincadeiras infantis conseguem sobreviver com o passar do tempo. As brincadeiras e os jogos são universais. Brincando se aprende em qualquer lugar ou idioma. As brincadeiras infantis são ferramentas ideais não somente para despertar a imaginação e a fantasia, mas também para estimular a capacidade e as habilidades das crianças e melhorar sua comunicação com os demais.

Jogos infantis do folclore brasileiro

O Brasil é cenário de uma série de brincadeiras tradicionais para crianças, tanto dentro dos lares como ao ar livre. Como a maioria dos países do mundo, as brincadeiras mais conhecidas das crianças são bastante simples e não requerem nenhum tipo de equipamento ou treinamento especial para a participação, e podem coincidir com brincadeiras realizadas em outros países como o esconde-esconde, pega-pega, a amarelinha, cinco Marias, cabra-cega e a peteca, dentre outras.

No Brasil, as crianças podem brincar dos mesmos jogos que crianças de outros países podem realizar, com a diferença de algumas brincadeiras que vêm da tradição folclórica e cultura do país. Alguns brinquedos feitos artesanalmente já não se veem nas ruas como o carrinho de rolimã, tão comuns até a década de 80. Jogar pião, empinar pipa, papagaio ainda podem ser observados em diversas cidades do interior.

Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.

O jogo da Amarelinha, brincadeira também conhecida como pular macaco, academia, maré ou sapata, é uma atividade infantil muito conhecida e tradicional no Brasil. Ao mesmo tempo que ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e equilíbrio.

A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.

Vilma Medina; Diretora de Guiainfantil.com; 15 de dezembro de 2016

https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogosbrincadeiras-mais-populares-no-brasil-para-as-criancas/

Sugestão de atividades: Em uma roda de conversa desenvolver com os alunos as seguintes reflexões, as mesmas brincadeiras têm vários nomes o porquê dessa diferenciação de nomes de um lugar para o outro. Quais brincadeiras eles conhecem que tem o nome diferente da brincadeira de um colega?

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICAS DOS ANIMAIS:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

AMARELINHAS APOIOS:

Nesta atividade iremos realizar uma amarelinha que utilizaremos o nosso próprio corpo como apoio e para começar iremos realizar um desafio.

O desafio consiste em colocar objetos pequenos dentro de 1 copo que estará ao lado do seu corpo utilizando as mãos.

Você fica com as palmas da mão no chão na posição de flexão de braço e com apenas 1 mão de apoio no chão e a outra tenta pegar o pequeno objeto e colocar no copo.

Fez com a mão direita de apoio, troca e faça com a esquerda o mesmo movimento.

Segunda atividade: coloque números no chão ou peça para um adulto ir falando números de 1 a 4, que serão o número de apoios que você irá utilizar para essa amarelinha com apoio, faça até 10 combinações de apoios.

SUGESTÃO: junto com seu Professor em uma roda de conversa crie novas regras e estratégias para a amarelinha.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO E RELAXAMENTO – SENTIMENTOS:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Educação Física Pular Corda Ens. Fundamental 1:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DENTRO OU FORA:

Na atividade dentro ou fora vamos utilizar a estratégia do vivo ou morto, podemos utilizar bambolês ou cordas para realizar a atividade.
Conforme o Professor ou o responsável vai falando dentro ou fora você vai realizando os movimentos prestando bastante atenção aos comandos do Professor.

SUGESTÃO: desenhe um novo formato para a amarelinha tradicional.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento/ volta a calma/ pós-treino:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINASTICAS DOS ANIMAIS:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

CORRENDO PARA O OBJETO:

Essa atividade você vai precisar de muita atenção e agilidade.

Vamos precisar de 4 objetos diferentes ou 4 cones com cores diferentes e colocar esses objetos na forma de um quadrado distantes de você que ficará ao centro deste quadrado.

O responsável ou o Professor irá dar os comandos para você se deslocar até os objetos falados e você deverá correr e tocar esse objeto e voltar para o centro.

Conforme vai acontecendo a atividade o Professor ou responsável vai falando os comandos mais rápido e você terá que se deslocar mais rápido aos objetos.

Realize essa atividade 3 vezes descansando nos intervalos de uma tentativa para outra.

SUGESTÃO: pergunte para um adulto quais eram as brincadeiras que elas realizavam na infância.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO E RELAXAMENTO – SENTIMENTOS:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Pular Corda Ens. Fundamental 1:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

BEXIGA REMOTA:

Atividade com Bexiga, vamos utilizar vários movimentos e não devemos deixar a bexiga ou a bola cair no chão.

Primeiro Movimento: com uma das mãos para trás tocar a bexiga com a outra mão sem que deixe a bexiga tocar o solo.

Segundo movimento: Com a bexiga ou bola entre os joelhos realizar um pequeno circuito motor com deslocamentos, zigue e zague e pequenos saltos.

Terceiro movimento: vamos realizar um jogo de voleibol, com uma divisão entre você e seu adversário, o objetivo é que a bexiga caia no campo do adversário. Você pode dar até 2 toques na bexiga para passar para o campo do adversário.

Realize a atividade com alegria e entusiasmo.

SUGESTÃO: desenhe as brincadeiras que você mais gosta de brincar em uma folha e deixe esse desenho bem colorido.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento/ volta a calma/ pós-treino:

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINASTICAS DOS ANIMAIS: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

AMARELINHAS APOIOS: 

Nesta atividade iremos realizar uma amarelinha que utilizaremos o nosso próprio corpo como apoio e para começar iremos realizar um desafio.

O desafio consiste em colocar objetos pequenos dentro de 1 copo que estará ao lado do seu corpo utilizando as mãos.

Você fica com as palmas da mão no chão na posição de flexão de braço e com apenas 1 mão de apoio no chão e a outra tenta pegar o pequeno objeto e colocar no copo.

Fez com a mão direita de apoio, troca e faça com a esquerda o mesmo movimento.

Segunda atividade: coloque números no chão ou peça para um adulto ir falando números de 1 a 4, que serão o número de apoios que você irá utilizar para essa amarelinha com apoio, faça até 10 combinações de apoios.

SUGESTÃO: (Questões para rodas de conversa no presencial e bate papo com a família no remoto) Qual a importância do brincar ao ar livre, brincar com jogos eletrônicos, brincar com os pais ou com os amigos no dia a dia? O que mais eles sentiram falta depois de tanto tempo longe da escola? e outros…

Tóquio 2020/2021 apresenta oficialmente os mascotes Miraitowa e Someity.

Mascote dos Jogos Olímpicos, o robô com feições felinas tem no seu nome a junção das Palavras japonesas futuro e eternidade (Mirai + Towa, respectivamente). Dessa maneira, o mascote busca trazer um sentimento de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.

Miraitowa é a mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas. Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em
computador e misturavam diversos formatos.

No Rio 2016 os mascotes foram o Vinícius e o Tom.

Tom, batizado via votação popular com o nome do famoso cantor, compositor e maestro tom Jobim é uma criatura mágica, nascida no dia 2 de outubro de 2009, dia que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos olímpicos e paralímpicos. ele nasceu da alegria dos brasileiros em sediar o evento. E se seu amigo Vinícius representa os animais, Tom representa a natureza e toda a flora brasileira. Sua missão é ” inspirar a todos a usar a criatividade e determinação para alcançar sempre mais e se divertir.”

Atividade Prática: Desenhe os mascotes das Olimpíadas do Japão e do Brasil que você mais gostou.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO E RELAXAMENTO – SENTIMENTOS: