4º Ano – EF – Novembro

4º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA E LUTAS

HABILIDADE 1: (EF04EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentação coletivas de ginástica geral reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo.
HABILIDADE 2: (EF04EF14) planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto regional, incluindo os de matrizes indígenas e africanas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE NOVEMBRO

 

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um norteador para vocês.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de novembro disponibilizamos como norteadoras, as atividades principais das unidades temáticas a serem trabalhadas de Dança, Lutas e Ginástica e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

                                           SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.                                        (o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

O ENSINO DE LUTAS NA ESCOLA

Antes de pensarmos acerca do ensino das lutas na escola, precisamos entender algumas questões que estão diretamente associadas ao termo luta. Para iniciarmos conceituaremos arte marcial, lutas e brigas.

Arte Marcial: Originada do Grego Ars (Arte) Mars (Marte) – Deus da Guerra, pode ser traduzida como a Arte da Guerra ou para Guerrear. Pautada pela disciplina e o respeito, muito utilizada por militares.

Lutas: Combate entre 2 ou mais pessoas com ou sem o uso de armas.

Brigas: Disputa entre 2 ou mais pessoas sem regras e sem respeito.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as lutas são disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.

As lutas devem ser inseridas nas aulas de forma lúdica, prazerosa, respeitando sempre a individualidade de cada aluno prezando sempre pelo ensino além do gesto técnico, visando o ensino de valores, respeito e ética.

As lutas podem e devem ser inseridas nas aulas de educação física escolar desde os anos iniciais. Ao abordar uma atividade de luta para o primeiro ano do ensino fundamental nos anos iniciais é preciso compreender o nível de desenvolvimento desses alunos, suas características, capacidades físicas e cognitivas entre outras questões. É fundamental que se evite a proposição de atividades que sejam extremamente difíceis e desafiadoras para os mais novos, ou então muito fáceis e desmotivadoras aos mais velhos, por exemplo.

As lutas apresentam características específicas que as distinguem de todas as outras práticas corporais.

De forma didática, podemos dividir esses princípios das lutas em sete aspectos diferentes. São eles:

1) Enfrentamento físico;

2) Oposição entre indivíduos;

3) Níveis de contato corporal;

4) Regras;

5) Imprevisibilidade/previsibilidade das ações;

6) Ações de ataque e defesa simultâneas;

7) Alvo móvel personificado no oponente.

Alguns fatores parecem ser impeditivos para as práticas das lutas na escola, tais como a falta de material, falta de conhecimento, falta de uniforme, falta de incentivo da comunidade escolar entre outros.

Na minha visão, esses fatores não podem ser empecilhos para que as aulas ocorram, o professor de educação física escolar não precisa ser um especialista em uma determinada arte marcial, basta ter um conhecimento prévio da modalidade que deseja inserir na aula, avaliando o nível de conhecimento dos alunos, ouvindo os alunos sobre as suas preferências e inserindo sempre de forma lúdica.

SUGESTÃO: na roda de conversa refletir com os alunos a diferença de lutas e brigas e quais tipos de lutas com regras eles conhecem.

PRIMEIRA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DE OPOSIÇÃO: 

Nesta atividade vamos precisar de uma bexiga, barbante ou linha para amarrar.

Amarrar a bexiga com uma sobra de linha ou barbante no tornozelo.

Atividade realizada em dupla, objetivo da atividade o colega tem que tentar estourar a bexiga do colega utilizando os pés, vence aquele que conseguir estourar a bexiga do adversário.

Importante não tocar no adversário com as mãos, segurar ou empurrar.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: vamos deixar nossa escola mais ativa, crie desenhos e frases sobre a importância da atividade física.

SEGUNDA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

LUTA DO POLEGAR: 

Luta dos polegares, atividade onde o colega ou a colega tentará imobilizar o polegar do colega por até 3 segundos.

Sentados de frente um para outro e começar a disputa ao comando do professor, quando conseguir imobilizar conte até 3 e será declarado vencedor.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: Crie com seus colegas novas regras para o jogo de oposição de dedos.

TERCEIRA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ESTÁTUAS DE LUTAS: 

Coloque uma música bem animada e vamos realizar os seguintes movimentos de lutas:

soco com a mão direita

soco com a mão esquerda

chutes com a perna esquerda

chutes com a perna direita

elevar o joelho direito

elevar o joelho esquerdo

Quando o Professor falar ‘estátua’ pare no movimento que você estava realizando .

E depois repita a sequência e continue a se movimentar com os gestos das diferentes lutas.

SUGESTÃO: agora é sua vez de criar movimentos para a estátua de lutas, o professor vai escolher um grupo para criar uma sequência para a atividade e depois apresentar para os demais

QUARTA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DESAFIO DO PRENDEDOR: 

Nesta atividade vamos realizar uma luta de oposição onde o objetivo é tirar os prendedores da roupa do nosso oponente.

Desenhe um círculo ou demarque um espaço onde acontecerá a luta dos prendedores, entregue 4 ou 6 prendedores por aluno peça para colocar na roupa e ao seu comando começa a atividade.

Regras não podem sair do círculo ou do espaço demarcado previamente, não segurar as mãos ou braços do adversário e não pode empurrar.

Ganha aquele que tirar todos os prendedores ou ao final do tempo estipulado pelo professor ter mais prendedores presos a roupa que o oponente.

SUGESTÃO: na roda de conversa refletir sobre as estratégias usadas no desafio do prendedor.

QUINTA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DE OPOSIÇÃO: 

Nesta atividade vamos precisar de uma bexiga, barbante ou linha para amarrar.

Amarrar a bexiga com uma sobra de linha ou barbante no tornozelo.

Atividade realizada em dupla, objetivo da atividade o colega tem que tentar estourar a bexiga do colega utilizando os pés, vence aquele que conseguir estourar a bexiga do adversário.

Importante não tocar no adversário com as mãos, segurar ou empurrar.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: vamos deixar nossa escola mais ativa, crie desenhos e frases sobre a importância da atividade física.