1º Educação Física – Dezembro

1º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES, JOGOS E BRNCADEIRAS
 

HABILIDADE 1: (EF01EF05) Experimentar e fruir práticas lúdicas esportivas de marca e de precisão, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo

HABILIDADE 02: (EF01EF05) Experimentar e fruir práticas lúdicas esportivas de marca e de precisão, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo. 

HABILIDADE 3: (EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE DEZEMBRO

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um norteador para vocês e para o mês de dezembro estamos com uma nova proposta.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de dezembro disponibilizamos como norteadoras, uma retrospectiva das atividades principais utilizada nas diferentes unidades temáticas trabalhadas durante e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

PRIMEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Corrida de Velocidade:

Materiais: 01 balde e 05 objetos pequenos.

1. A criança terá que levar 05 objetos um de cada vez, de um lado ao outro, em uma distância de 20 passos, tentando fazer o menor tempo possível.

SUGESTÃO: reflita com seus amigos e amigas, maneiras diferentes de realizar a atividade de conteste.

SEGUNDA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Ed. física para cadeirantes e baixa mobilidade:

BOCHA PARALÍMPICA

Colocar uma bola a uma determinada distância da onde você irá sentar, e com 3 bolas para cada participante, arremessar uma bola de cada vez e tentar chegar o mais próximo da bola que você deixou. Você irá jogar as bolas sentado ou sentada na cadeira, materiais necessários 2 cadeiras e 7 bolas podem ser de meias ou papel ou aquelas que você tem em casa.

Corrida com Guia

Olhos vendados correr com o auxílio de uma pessoa da sua casa e realizar um percurso que você e o guia criem antes do começo da atividade. Caso tenha mais pessoas você pode criar uma disputa de velocidade contra a outra dupla. Material utilizado algo que possa vendar seus olhos.

GOLBOL

Com os olhos vendados vamos tentar marcar um gol, os dois participantes estarão de olhos vendados o que vai arremessar a bola e o que vai defender. Essa atividade é jogada com as mãos e a bola só pode ser jogada rasteira ao comando de uma terceira pessoa que será o Juiz. Defina um espaço para o lançamento e para onde será o gol e é só jogar essa maravilhosa atividade inclusiva. Materiais 1 bola, objetos para realizar o gol (chinelo, copos, garrafa pet e etc) e será necessário a participação de 3 pessoas: o goleiro, o lançador e o Juiz.

SUGESTÃO: faça um desenho bem colorido que vai deixar sua escola mais alegre.

TERCEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

CORRE COTIA:

Corre cotia

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da vó

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

Pode jogar?

Pode Realizar essa brincadeira cantada, vai ser muito legal.

SUGESTÃO: uma roda de conversa para falar sobre a importância da ginástica e da dança para as crianças da escola.