Educação Física – 5º ano – Setembro

5º ano

UNIDADE TEMÁTICA: JOGOS E BRINCADEIRAS

HABILIDADE 1: (EF05EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos do mundo, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
HABILIDADE 2: (EF05EF04) Experimentar e recriar individualmente e coletivamente, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos do mundo.
HABILIDADE 3: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e jogos do Mundo, explicando a importância desse patrimônio das diferentes culturas.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado por partes ou diferentes formas durante todo o mês)

5 brincadeiras famosas entre as crianças nos Estados Unidos.
Por redação Wizard 08 de janeiro de 2021 (adaptado)


O que será que as crianças norte-americanas gostam de fazer no tempo livre? No texto de hoje, vamos te mostrar algumas brincadeiras famosas entre elas.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, se torna nítido que muitas crianças têm o hábito de brincar utilizando aparelhos eletrônicos, como celulares, videogames e computadores. Mas, tirando essas ferramentas digitais, você sabe quais são as brincadeiras mais tradicionais entre as crianças nos Estados Unidos?

No texto de hoje, vamos te mostrar algumas para você contar para os seus amigos e familiares. Tente adaptá-las para a realidade dos pequenos na sua casa e continue estimulando as brincadeiras do Mundo. Acompanhe!

Simon Says

Em “Simon says”, chamada de “mestre mandou” aqui no Brasil, as crianças devem seguir as orientações de um mestre, que vai fazer pedidos que podem ser, por exemplo, para que eles façam um gesto ou pegue algum objeto que esteja próximo.

Aqueles que demoram para cumprir a tarefa são eliminados até sobrar apenas um participante, que será o vencedor. As crianças precisam ficar atentas, pois o mestre pode fazer pegadinhas e pedir coisas que são impossíveis de se fazer, e aquele que fizer algum movimento de maneira precipitada, sem ter compreendido o pedido também é desclassificado.

Blind Man’s Buff/Bluff

É uma brincadeira muito antiga, que era a diversão dos aristocratas na Idade Média e resiste até hoje entre as crianças nos Estados Unidos. O jogo precisa de pelo menos dois participantes e consiste em deixar uma pessoa com os olhos vendados para que tente encontrar os demais jogadores apenas escutando os sons e tateando o ambiente.

Em algumas partes do Brasil, esse jogo pode ser chamado de “Marco Polo”, “gato mia”, “cabra-cega” ou “cobra-cega”. O jogador que estiver vendado pode fazer perguntas para que os demais tenham que pronunciar algo e ele consiga rastrear o som.

Broken Telephone

Um clássico que também atravessou gerações de crianças nos Estados Unidos e aqui no Brasil, o “Broken Telephone”, ou “telefone sem fio”, necessita de um número maior de participantes para que a brincadeira dê certo.

Ela consiste em uma pessoa pensar em uma palavra ou frase e falar bem baixinho para quem está ao lado, e assim sucessivamente até chegar no último jogador, que deverá pronunciar em voz alta o que lhe foi dito.

A parte cômica do jogo é que, como só se pode falar o termo uma vez e em voz baixa, a chance de errar a palavra ou frase no meio do percurso é grande, e o resultado final acaba sendo bem diferente do original.

Sugestão de atividades: Refletir com seus colegas a importância das brincadeiras pelo mundo e suas variações.

Pode ser escrita ou apresentada para os demais em forma de roda de conversa. 

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – DICA DE AQUECIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 CIRCUITO EM CASA:

Nesta atividade separe cinco objetos para criar o seu circuito podem ser garrafas, chinelos, almofadas, caixas de sapato e etc.

Alinhe os objetos com uma distância de 1,5 metro entre eles para ter uma segurança para realizar os movimentos.

Primeiro movimento pular os objetos com os dois pés juntos faça duas passagens pelos obstáculos.

Segundo movimento, pular os objetos lateralmente faz duas passagens pelos objetos.

Terceiro movimento realizar uma corrida em zigue e zague pelos objetos e fazer duas passagens pelos objetos.

Quarto movimento passa lateralmente sobre os objetos, afastando e unindo as pernas sem tocar os objetos, faça duas passagens pelos objetos.

Quinto movimento correndo lateralmente tocando os objetos com a mão faz duas passagens pelo objeto.

Sexto movimento erguendo os objetos acima da cabeça toda vez que chegar próximo dos objetos um de cada vez faça duas passagens pelos objetos.

SUGESTÃO: Em uma roda de conversa com seu professor, reflita sobre a influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças. Para você, aluna ou aluno, é mais divertido um jogo eletrônico ou brincadeiras ao ar livre? Para você, que está em aula remota nesta semana, realizar o registro em folha ou caderno e levar para seu Professor na próxima aula.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 ALONGAMENTO – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 AQUECIMENTO SEM MATERIAL:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 JOGO DA VELHA:

 Neste jogo vamos utilizar 4 vassouras ou rodos para criar as marcações do Jogo da Velha e garrafas ou chinelos para serem os X ou 0 do jogo.

Vamos jogar de uma maneira diferente tem a vez para jogar e colocar seu objeto dentro do jogo aquele que conseguir jogar a garrafa e deixar a garrafa de pé ou jogar o chinelo e ele cair com a sola para baixo que terá a possibilidade de colocar seu objeto no espaço que quiser do jogo da Velha, e realiza a dinâmica outra vez. Vence aquele que colocar 3 objetos na diagonal, vertical ou horizontal.

SUGESTÃO: Criar regras e explicar estratégias para o jogo da velha em uma roda de conversa com seu Professor, você que está remoto neste dia registre as regras e estratégias para entregar para seu Professor na próxima aula.  

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 BRINCAR DE MÍMICA:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – DICA DE AQUECIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 AVANCE OS CONES:

Nesta atividade vamos precisar de 10 objetos e estabelecer 3 estágios para a atividade.

Vamos realizar uma competição com algum membro da nossa família, 5 objetos para ele e 5 objetos para Você e com tênis ou garrafas estabelecer 3 estágios com uma distância de 10 passos de um para o outro.

Vamos começar a brincar, no primeiro estágio os objetos estão perto de vocês e ao comando do “JÁ” você e o adversário irão levar um objeto de cada vez para o segundo estágio feito isso de levar todos os objetos para o segundo estágio, faça a mesma coisa para o terceiro sempre levando um de cada vez, vence aquele que levar todos os objetos para o terceiro estágio.

SUGESTÃO: Faça uma entrevista com seus pais ou responsáveis sobre como eram os jogos eletrônicos quando eles eram crianças e socialize com seus colegas de sala na roda de conversa com seu Professor, quem está remoto entregar na próxima aula em forma de registro.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 ALONGAMENTO – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 AQUECIMENTO SEM MATERIAL:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 BRINCADEIRA DE APOIO:

Nesta atividade de movimentação, agilidade e concentração vamos utilizar 10 números de 1 a 4 para colocar em estágios e você distribui da maneira que você achar melhor esses números em 10 estágios.

Você salta e coloca o número de apoios correspondente daquele estágio, exemplo no primeiro estágio tem o número 3 você irá colocar 3 apoios no solo, faça duas passagens por esse circuito e altere a sequência numérica na segunda passagem.

SUGESTÃO: desenhe as brincadeiras que você mais gosta de brincar em uma folha e deixe esse desenho bem colorido.

 

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 BRINCAR DE MÍMICA:

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – DICA DE AQUECIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 CIRCUITO EM CASA:

Nesta atividade separe cinco objetos para criar o seu circuito podem ser garrafas, chinelos, almofadas, caixas de sapato e etc.

Alinhe os objetos com uma distância de 1,5 metro entre eles para ter uma segurança para realizar os movimentos.

Primeiro movimento pular os objetos com os dois pés juntos faça duas passagens pelos obstáculos.

Segundo movimento, pular os objetos lateralmente faz duas passagens pelos objetos.

Terceiro movimento realizar uma corrida em zigue e zague pelos objetos e fazer duas passagens pelos objetos.

Quarto movimento passa lateralmente sobre os objetos, afastando e unindo as pernas sem tocar os objetos, faça duas passagens pelos objetos.

Quinto movimento correndo lateralmente tocando os objetos com a mão faz duas passagens pelo objeto.

Sexto movimento erguendo os objetos acima da cabeça toda vez que chegar próximo dos objetos um de cada vez faça duas passagens pelos objetos.

SUGESTÃO: Em uma roda de conversa com seu professor, reflita sobre a influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças. Para você, aluna ou aluno, é mais divertido um jogo eletrônico ou brincadeiras ao ar livre? Para você, que está em aula remota nesta semana, realizar o registro em folha ou caderno e levar para seu Professor na próxima aula.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 ALONGAMENTO – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: