SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado por partes ou diferentes formas durante todo o mês)
5 brincadeiras famosas entre as crianças nos Estados Unidos.
Por redação Wizard 08 de janeiro de 2021 (adaptado)
O que será que as crianças norte-americanas gostam de fazer no tempo livre? No texto de hoje, vamos te mostrar algumas brincadeiras famosas entre elas.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, se torna nítido que muitas crianças têm o hábito de brincar utilizando aparelhos eletrônicos, como celulares, videogames e computadores. Mas, tirando essas ferramentas digitais, você sabe quais são as brincadeiras mais tradicionais entre as crianças nos Estados Unidos?
No texto de hoje, vamos te mostrar algumas para você contar para os seus amigos e familiares. Tente adaptá-las para a realidade dos pequenos na sua casa e continue estimulando as brincadeiras do Mundo. Acompanhe!
Simon Says
Em “Simon says”, chamada de “mestre mandou” aqui no Brasil, as crianças devem seguir as orientações de um mestre, que vai fazer pedidos que podem ser, por exemplo, para que eles façam um gesto ou pegue algum objeto que esteja próximo.
Aqueles que demoram para cumprir a tarefa são eliminados até sobrar apenas um participante, que será o vencedor. As crianças precisam ficar atentas, pois o mestre pode fazer pegadinhas e pedir coisas que são impossíveis de se fazer, e aquele que fizer algum movimento de maneira precipitada, sem ter compreendido o pedido também é desclassificado.
Blind Man’s Buff/Bluff
É uma brincadeira muito antiga, que era a diversão dos aristocratas na Idade Média e resiste até hoje entre as crianças nos Estados Unidos. O jogo precisa de pelo menos dois participantes e consiste em deixar uma pessoa com os olhos vendados para que tente encontrar os demais jogadores apenas escutando os sons e tateando o ambiente.
Em algumas partes do Brasil, esse jogo pode ser chamado de “Marco Polo”, “gato mia”, “cabra-cega” ou “cobra-cega”. O jogador que estiver vendado pode fazer perguntas para que os demais tenham que pronunciar algo e ele consiga rastrear o som.
Broken Telephone
Um clássico que também atravessou gerações de crianças nos Estados Unidos e aqui no Brasil, o “Broken Telephone”, ou “telefone sem fio”, necessita de um número maior de participantes para que a brincadeira dê certo.
Ela consiste em uma pessoa pensar em uma palavra ou frase e falar bem baixinho para quem está ao lado, e assim sucessivamente até chegar no último jogador, que deverá pronunciar em voz alta o que lhe foi dito.
A parte cômica do jogo é que, como só se pode falar o termo uma vez e em voz baixa, a chance de errar a palavra ou frase no meio do percurso é grande, e o resultado final acaba sendo bem diferente do original.
Sugestão de atividades: Refletir com seus colegas a importância das brincadeiras pelo mundo e suas variações.
Pode ser escrita ou apresentada para os demais em forma de roda de conversa.