HABILIDADE 1: (EF04EF01) Experimentar, fruir e identificar as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
HABILIDADE 2: (EF04EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana.
HABILIDADE 3: (EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, explicando a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado por partes ou diferentes formas durante todo o mês)
Agora conheça as brincadeiras e jogos dos povos indígenas!
Todo mundo gosta de brincar e jogar. As crianças podem passar o dia inteiro brincando e inventando atividades para se divertir. Mas os adultos também gostam de diversão e, sempre que podem, se juntam para jogar.
Existem muitos jeitos de brincar, mas o objetivo é sempre desfrutar o momento e a companhia dos amigos. Além disso, os jogos ajudam a desenvolver habilidades que serão importantes ao longo da vida.
Brincar é também uma maneira de aprender!
Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca e a perna de pau. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!
Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo! Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo e, só então, começar a brincar. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira!
Jogos e brincadeiras dos Kalapalo
Os Kalapalo vivem no sul do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Conhecem muitos jogos e brincadeiras, tanto individuais quanto coletivas. Algumas brincadeiras são disputas sérias e importantes, outras são brincadeiras de faz de conta; umas são feitas no pátio da aldeia, outras na água e algumas na mata; existem algumas em que participam adultos, outras apenas as crianças e tem também aquelas em que todos jogam juntos.
As crianças costumam brincar todas as manhãs bem cedo. Por volta das oito horas param de brincar e voltam para casa para ajudar no trabalho doméstico. As meninas ajudam suas mães e irmãs mais velhas a preparar o mingau de mandioca e também ajudam a cuidar dos irmãos menores. Os meninos, além de ajudar na fabricação dos artefatos, acompanham seus pais nas pescarias.
No fim de tarde, os meninos costumam jogar futebol e para isso fazem suas próprias bolas e inventam gols. O futebol é jogado no centro da aldeia, mas quando é época do Kwarup (um ritual praticado por vários povos do Parque Indígena do Xingu), o jogo tem que ser em outro lugar, pois é no centro da aldeia que se realiza uma luta chamada Ikindene.
Heiné Kuputisü
Neste jogo de resistência e equilíbrio, o corredor deve correr num pé só, feito um saci, e não pode trocar de pé. Uma linha é traçada na terra para definir o local da largada e a outra, a uns 100 metros de distância, aponta a meta a ser atingida.
Se o jogador conseguir ultrapassar a meta é considerado um vencedor, mas se parar antes de chegar na linha final, é sinal de que ainda não tem a capacidade esperada e precisa treinar mais.
Apesar de a velocidade não ser o mais importante, todos tentam fazer o caminho o mais rápido que podem, mas no fim, vence quem foi mais longe. O jogo, de que participam homens, adultos e crianças, acontece no centro da aldeia.
https://player.vimeo.com/video/5644015
Sugestão de atividade: Refletir e debater com os amigos e Professores a importância da cultura indígena para as brincadeiras que utilizamos no dia a dia.
Essa atividade pode ser feita de forma escrita para apresentação para os demais ou em roda de conversa.
Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.
Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.
ESTAFETAS:
Materiais: corda ou toalha e 5 objetos.
Vamos começar?
Nessa primeira atividade com a ajuda do responsável vamos tentar pegar os objetos enquanto o responsável balança a corda na frente dos objetos como se fosse um pêndulo e você de joelhos na frente dos objetos sem que a corda toque em você tenta pegar.
Na segunda atividade a dinâmica é a mesma, só que agora vamos realizar em deslocamento saindo de um ponto para pegar o objeto em outro, o responsável vai continuar balançando a corda e você continua se esquivando do pêndulo da corda.
SUGESTÃO: em uma roda de conversa junto com seu professor sobre brincadeiras africanas ou indígenas citar possíveis atividades que sejam iguais às que praticamos na cidade ou escola.
Realizar apenas uma vez para a criança descansar.
JOGOS E BRINCADEIRAS INCLUSIVAS:
Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.
Vamos realizar uma disputa com algum membro da sua família?
Materiais: corda e 10 objetos pode ser garrafa, chinelo, tênis o que você tiver na sua casa.
O responsável irá girar a corda sobre os objetos deixando um espaço para vocês que estão disputando a atividade pegarem os objetos e vocês competidores entrarão abaixados sem que a corda toque em você para retirar 1 objeto, caso a corda toque em alguma parte do seu corpo deverá deixar o objeto e voltar ao início da brincadeira e tentar entrar para pegar o objeto.
Ganha aquele que conseguir pegar o maior número de objetos.
SUGESTÃO: Crie seu próprio jogo ou brincadeira adaptando o que já existe ou inventando uma nova atividade, registre em uma folha para entregar para seu professor os alunos que estão remotos e os presenciais em grupo realizar essa atividade na escola.
Realizar apenas uma vez para a criança descansar.
ALONGAMENTO FINAL:
Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.
Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.
JOGO DO POÇO ADAPTADO:
Materiais: 20 bolinhas de papel de jornal ou revista, bolinhas de piscina.
Iremos dividir 10 bolinhas para você e 10 bolinhas para a pessoa que irá realizar a atividade com você.
Dividiremos um espaço na sua casa em dois campos, 1 para você e no outro espaço fica o adversário.
Objetivo do Jogo: em 2 minutos você irá jogar suas bolinhas UMA DE CADA VEZ para o campo do adversário e o adversário para o seu campo, ao final dos 2 minutos iremos contar as bolinhas o campo que tiver o menor número de bolinhas é o VENCEDOR.
SUGESTÃO: Crie sua própria bola de meia e mostre para seu professor, os alunos que estão presencialmente nesta semana levar as meias para realizar a atividade junto com seu professor na escola
Realizar apenas uma vez para a criança descansar.
JOGOS E BRINCADEIRAS INCLUSIVAS:
Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.
Nesta atividade, deixe a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.
Material: Bexiga
Com a ajuda de um parceiro você irá bater a bexiga para ele e ele rebater para você por 1 minuto.
Agora para complicar só um pouquinho nós vamos adicionar o nome de uma comida ou fruta quando bater e rebater a bola dentro de 1 minuto novamente.
Desta vez vamos realizar as batidas e rebatidas em um pé só também por 1 minuto.
Vamos bater com várias partes do corpo desta vez, primeiro faça você e depois o seu parceiro ou parceira, vou deixar algumas sugestões para vocês mas você pode pedir outras para seu parceiro ou parceira. Vai lá minha sugestão:
● Tocar com a coxa
● Tocar com a testa
● Tocar com o cotovelo
● Tocar com o nariz
● Tocar com o bumbum e você pode solicitar outras partes também.
● Ao som das palmas do colega você irá bater com as mãos na bexiga no ritmo das palmas sem deixar a bexiga cair no chão.
SUGESTÃO: desenhe as brincadeiras que você mais gosta de brincar em uma folha e deixe esse desenho bem colorido.
Realizar apenas uma vez para a criança descansar.
ALONGAMENTO FINAL:
Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.
Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.
ESTAFETAS:
Materiais: corda ou toalha e 5 objetos.
Vamos começar?
Nessa primeira atividade com a ajuda do responsável vamos tentar pegar os objetos enquanto o responsável balança a corda na frente dos objetos como se fosse um pêndulo e você de joelhos na frente dos objetos sem que a corda toque em você tenta pegar.
Na segunda atividade a dinâmica é a mesma, só que agora vamos realizar em deslocamento saindo de um ponto para pegar o objeto em outro, o responsável vai continuar balançando a corda e você continua se esquivando do pêndulo da corda.
SUGESTÃO: em uma roda de conversa junto com seu professor sobre brincadeiras africanas ou indígenas citar possíveis atividades que sejam iguais às que praticamos na cidade ou escola.
Realizar apenas uma vez para a criança descansar.
JOGOS E BRINCADEIRAS INCLUSIVAS: