Educação Física – 4º ano – Maio

 MAIO

Jogos de Rede e Parede e de Invasão
“Esportes com rede divisória ou parede de rebote: são as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário”
“Esportes de invasão são modalidades esportivas em que as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.”

 

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES


HABILIDADES:
(EF04EF05) Experimentar jogos pré-desportivos de rede e parede, e invasão, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

PRIMEIRA SEMANA 

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Alongamento e aquecimento:

 ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Voleibol Sentado Adaptado: 

Descrição: Como o nome da atividade diz, voleibol sentado, deverá ser marcado o espaço físico com o rodo, vassoura, chinelo, etc. Usar qualquer tipo de bola, exemplo, poderá ser de papel. Deverá sacar tentando fazer com que a bolinha caia no lado do adversário, quando acontecer de errar, passe a bola para o outro sacar.

 VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga para crianças: 

SEGUNDA SEMANA 

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Educação Física Aquecimento: 

 ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Atividade recreativa de voleibol:

 

Descrição: Utilizando uma bexiga o aluno deverá realizar os movimentos do toque e da manchete (do jogo de voleibol), sem deixar a bexiga cair, recolhendo os objetos que deverão estar espalhados no chão e colocá-los em um recipiente (caixas).

 VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento para crianças – Método Koeppen I: 

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Alongamento e aquecimento: 

 ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Tênis de mesa: confecção de raquete e bolinha: 

 

Para a aula de hoje iremos oferecer uma alternativa para a confecção de uma raquete de tênis de mesa e de bolinha para que vocês possam continuar praticando em casa.

Materiais para criarem a raquete alternativa:
Pedaço de caixa de papelão ou de caixa de
sapato; Tesoura sem ponta;
Caneta;
Fita crepe, Durex ou Fita 
isolante; Cola;
Régua;
Folhas diversas que você tiver em casa: sulfite, jornal, folha de revista, jornal de
propagando de supermercado;
Tampa de panela, tampa plástica ou uma leiteira (estes objetos servirão de molde para
a cabeça da raquete).

Confecção da raquete:
Para a cabeça da raquete (parte redonda)
Pegar o papelão que você separou, a tampa ou a leiteira, colocar em uma das pontas do papelão, pegar a caneta fazer o contorno em volta da tampa para fazer a cabeça da raquete.
Para fazer o cabo da raquete, pegar a régua, posicionar abaixo da cabeça da raquete, marcar 10 cm e contornar toda a régua com a caneta. Feito isto, nós desenhamos toda a raquete, agora é só cortar todo o contorno de nosso desenho (usar uma tesoura sem ponta para não se machucar). Caso precise, peça ajude de um adulto.
Após cortar, precisaremos fazer mais uma vez esse mesmo modelo, pois iremos colar uma na outra para que fique mais firme nossa raquete. Pegar a cola passar em uma das raquetes, colocar a outra por cima, apertar para colar bem.
Agora pegar a fita que você separou, passar no início do cabo umas duas voltas de fita, depois passar no começo do cabo mais umas duas voltas de fita e passar também no meio da cabeça da raquete. Agora a raquete estará mais firme. 

Confecção da bolinha:
Pegar o papel que você separou, amassar bem para ficar bem redondinha, pegar a fita adesiva e vai enrolando na bolinha toda para que ela fique mais firme.
Caso você não queira ou não tenha fita adesiva, poderá apenas amassar o papel e apertá-lo bem para ela não se desfaça

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga para crianças: 

 QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Educação Física Aquecimento:

 ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Educação física – esporte de rede/ parede: 

 

Descrição: Sem tocar no colega, tendo como objetivo dificultar o máximo para o adversário pegar e rebater a bola. Ambos terão esse objetivo. A bolinha deverá ser rebatida com a raquete (será utilizado para a raquete uma tampa de caixa), podendo jogar um contra o outro, e até mesmo sozinho, ou seja na parede. 

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento para crianças – Método Koeppen I: 

 QUINTA SEMANA

JUNTO COM SEUS ALUNOS CRIE E RECRIE A ATIVIDADE PRINCIPAL, AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento  abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Alongamento e aquecimento: 

 ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Voleibol Sentado Adaptado: 

 

Descrição: Como o nome da atividade diz, voleibol sentado, deverá ser marcado o espaço físico com o rodo, vassoura, chinelo, etc. Usar qualquer tipo de bola, exemplo, poderá ser de papel. Deverá sacar tentando fazer com que a bolinha caia no lado do adversário, quando acontecer de errar, passe a bola para o outro sacar.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga para crianças: