5º Ano – EF – Novembro

5º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICAS E LUTAS

HABILIDADE 1: (EF05EF07) Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrio, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano.
HABILIDADE 2: (EF05EF13) experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional, incluindo as de matrizes indígenas e africanas.

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE NOVEMBRO.

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um norteador para vocês.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de novembro disponibilizamos como norteadoras, as atividades principais das unidades temáticas a serem trabalhadas de Dança, Lutas e Ginástica e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

                                                                SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.                                                                     (o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Ginástica Rítmica: quais são os benefícios da prática desse esporte na escola para as crianças?

Por Colégio Academia (editado)

Quando pensamos na prática de esportes na área educacional, a ginástica rítmica na escola é uma das modalidades extracurriculares mais populares e que oferece mais benefícios às diferentes faixas etárias. No entanto, por apresentar exercícios de intensidades distintas, que demandam força e agilidade, o ideal é que seja iniciada na faixa etária de três a cinco anos — a fase em que a criança está se habituando à postura e ocorre o amadurecimento de sua coordenação motora fina e ampla.

O desenvolvimento neuropsicomotor acontece durante todo o processo de amadurecimento do ser humano. Por meio dele, é possível avaliar os avanços e atrasos na coordenação motora. Assim, os movimentos trabalhados na ginástica rítmica são muito relevantes especialmente para criança em formação, pois a partir deles é possível criar a imagem corporal em que estão ligados corpo e inteligências emocionais. Diante disso, a adoção da ginástica rítmica nas escolas facilita a criança a se desenvolver integralmente.

Concentração

A ginástica rítmica, apesar de estar dividida em várias modalidades, é um dos esportes mais acessíveis, que proporciona benefícios à criança com diferenciados perfis. Por exemplo, crianças que apresentam dificuldade de concentração e atenção são beneficiadas pelo esporte. É importante enfatizar que as habilidades são alcançadas no tempo de cada criança, ou seja, umas podem demandar maiores períodos, outras, menores. Essas especificidades, no entanto, não anulam a capacidade delas.

Correção da má postura

Com ênfase ao desenvolvimento dos movimentos e da criança em si, a ginástica rítmica praticada com frequência e de maneira correta proporciona o condicionamento postural. Ou seja, por oportunizar uma série de movimentos, a postura correta é exigida e treinada continuamente em benefício do próprio corpo.

Autoconfiança

A prática da ginástica olímpica oferece a oportunidade do trabalho em equipe, mas também modalidades individuais. Assim, sua adoção individual desenvolve autoconfiança, estado psicológico que fica mais amadurecido e incentiva a competição de maneira saudável.

Coletividade

Uma das principais vantagens que a prática de esportes proporciona é a possibilidade de exercitar a coletividade. Assim, é de muita importância para que as crianças compreendam e aprendam a trabalhar e colaborar em equipe. Com isso, elas conseguem se relacionar melhor em grupo e aprimoram questões essenciais como ser humano e cidadão.

Equilíbrio e noção de ritmo

Por proporcionar grande ênfase aos movimentos e desenvolvimento do corpo integralmente, a ginástica rítmica permite, ao longo de sua prática, aperfeiçoar o equilíbrio e melhorar noções de ritmo, já que envolve ginástica e dança, trabalhando também a mente de quem a pratica. Além disso, a ginástica rítmica proporciona bem-estar e fortalece a autoestima. Com isso, certamente os efeitos vão refletir positivamente no processo de escolarização.

Fortalecimento dos músculos e aumento da flexibilidade

Todo movimento realizado de maneira saudável e com orientação é favorável à saúde. Assim, a prática de exercícios proporciona um melhor condicionamento físico, e sua frequência causa maior fortalecimento dos músculos. Diante disso, a ginástica, por ter

abrangência em todos os músculos, favorece também o aluno integralmente e possibilita maior força muscular, bem como o aumento do nível de flexibilidade e do equilíbrio, de maneira gradativa. O planejamento deve respeitar as limitações e potencialidades de cada aluno, para que a atividade física seja feita de maneira prazerosa e agradável. Assim, será possível garantir resultados favoráveis tanto aos alunos quanto à escola.

SUGESTÃO: Na roda de conversa refletir sobre os benefícios da ginástica e quais outras modalidades de ginástica você conhece.

PRIMEIRA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DE OPOSIÇÃO: 

Nesta atividade vamos realizar em duplas sentados de frente um para o outro e colocar a sola de pé com o a do meu colega e elevar as pernas.

O objetivo para vencer a atividade é ao comando do Professor desestabilizar o colega para trás ou o colega colocar a mão no chão.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: Quais lutas de oposição você conhece, converse com seu professor e compartilhe esse seu conhecimento com os outros colegas.

SEGUNDA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

COMBATE DOS PRENDEDORES:

Nesta atividade vamos utilizar 3 prendedores de roupas que serão as nossas chances ou vidas dentro do jogo. Prenda na sua roupa os prendedores e cada vez que alguém ganhar retira um prendedor e prega na sua própria roupa.

Utilizando o jogo de pedra – papel – tesoura, você irá disputar com o colega ou a colega da sua sala ou na sua casa com seus responsáveis.

Utiliza a frase “pedra – papel – tesoura” e quem vencer na disputa leva uma vida ou chance do colega (prendedores), o que conseguir tomar as 3 chances do colega ou da colega vence a disputa.

Lembrando:

Pedra vence a tesoura.

Tesoura vence papel.

Papel vence pedra.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

 

SUGESTÃO: Em roda de conversa, reflita e compartilhe qual foi sua estratégia para realizar a atividade do combate dos prendedores.

TERCEIRA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DESAFIO DA MEIA: 

Nesta atividade vamos trabalhar agilidade, ação e reação.

Material pode ser 2 meias, 2 coletes ou 2 sacolas de supermercado.

Em duplas vamos segurar o material acima da cabeça e o nosso colega vai tentar pegar quando você soltar.

O colega que vai pegar tem que ficar com os braços ao lado do corpo só mexer quando você soltar os objetos, pode ser os dois ao mesmo tempo ou um de cada vez.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: vamos deixar nossa escola ainda mais ativa, realize desenhos e frases que motivem e sensibilizem as outras pessoas a realizar atividades físicas ou lúdicas.

QUARTA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DA FITA: 

Nesta atividade poderemos utilizar os seguintes materiais:

fitas de papel

sacolas de plástico

coletes

Defina um local para a disputa do jogo da fita, um círculo ou um quadrado onde caiba duas pessoas e tenha um espaço para elas se deslocarem.

Vence aquele que conseguir tirar a fita do adversário ou o adversário sair do círculo ou do quadrado que foi definido para a disputa.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: Em roda de conversa, refletir e opinar sobre a importância de respeitar as regras em uma atividade de luta para diferenciar de brigas.

QUINTA SEMANA

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DE OPOSIÇÃO: 

Nesta atividade vamos realizar em duplas sentados de frente um para o outro e colocar a sola de pé com o a do meu colega e elevar as pernas.

O objetivo para vencer a atividade é ao comando do Professor desestabilizar o colega para trás ou o colega colocar a mão no chão.

Repita quantas vezes quiser, troque as duplas ou realize uma competição com seus alunos.

SUGESTÃO: Quais lutas de oposição você conhece, converse com seu professor e compartilhe esse seu conhecimento com os outros colegas.