4º ano – Educação Física – Outubro

4º ano

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA  – DANÇAS 

HABILIDADE 1: (EF04EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver os desafios na execução de elementos básicos de apresentação coletivas de ginástica geral reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo.

HABILIDADE 2: (EF04EF09) Experimentar, fruir e recriar danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígenas e africanas, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.

(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Música da África

A música tradicional da África, dada a vastidão do continente, é historicamente antiga, rica e diversificada, com diferentes regiões e nações da África tendo muitas tradições musicais distintas. A música na África é muito importante quando se trata de religião. Músicas e canções são usadas em rituais e cerimônias religiosas, para passar histórias de geração em geração, bem como para cantar e dançar.

A música tradicional na maior parte do continente é transmitida oralmente (ou auditivamente) e não está escrita. Nas tradições musicais da África Subsaariana, muitas vezes se baseia em instrumentos de percussão de todas as variedades, incluindo xilofones, djembes, tambores e instrumentos produtores de sons, como ombira ou “piano de polegar”.

A música e a dança da diáspora africana, formada em graus variados nas tradições musicais africanas, incluem a música dos Estados Unidos e muitos gêneros afro-caribenhos, como soca, calipso e zouk. Os gêneros musicais latino-americanos, como a rumba, a conga, a bomba, a cumbia, a salsa e o samba foram fundados sobre a música de africanos escravizados e, por sua vez, influenciaram a música popular africana.

Os músicos africanos, ao contrário dos músicos ocidentais, não procuram combinar sons diferentes de um modo que agrade aos ouvidos. Em vez disso, seu objetivo é expressar a vida, em todos os seus aspectos, por meio do som. Cada instrumento ou parte pode representar um aspecto particular da vida ou um caráter diferente; a linha de passagem de cada instrumento / peça é mais importante do que como os diferentes instrumentos e partes se encaixam.

Compreender a música africana torna-se ainda mais difícil quando se considera que não existe uma tradição escrita; há pouca ou nenhuma música para estudar ou analisar. Isso torna quase impossível anotar a música – especialmente as melodias e harmonias usando a equipe ocidental. Existem diferenças sutis no tom e na entonação que não se traduzem facilmente para a notação ocidental.

Instrumentos

Fora os instrumentos de percussão, que são os mais importantes da música africana, instrumentos de cordas também se mostram bastante variados no continente, sendo o arco um exemplo antigo. Harpas também aparecem em abundância e em grande variedade de tipos.

Instrumentos de sopro também desempenham papel importante. Nas regiões em volta do Lago Vitória, por exemplo, acredita-se que as flautas tenham poderes mágicos e elas são incorporadas em importantes ritos dos povos locais. Trompetas feitas com partes de animais também são comuns.

No que diz respeito ao uso da voz, a polifonia é comum nos cantos africanos.

Instrumentos africanos podem ter fins bastante específicos; por exemplo, há instrumentos que só podem ser tocados em determinados rituais, outros que só podem ser tocados na presença de certas figuras e alguns que não podem sequer ser vistos por mulheres ou não-iniciados.

SUGESTÃO: Anote e entregue ao seu Professor como forma de devolutiva, quais são os instrumentos mais utilizados pelos africanos em suas formas de dança e música que aparecem no texto?

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA – MOVIMENTOS BÁSICOS: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DANÇA DOS COPOS: 

Para essa atividade vamos precisar de copos de plástico e uma ou mais pessoas
Vamos brincar com os copos siga a sequência:
Pega copo – tire o copo da mesa, coloque novamente e bata palma.
Passa copo – passe o copo para a pessoa para o lado e bata palma.
Vira copo – tire o copo da mesa, vire o copo e bata palma.
Você pode ir realizando a fala da sequência enquanto brinca da maneira que quiser ou seguir o vídeo conforme eles vão orientando.

SUGESTÃO: Crie sua sequência de batida do copo e apresente para seu professor e para os colegas de sala.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

TCHUTCHUÊ – PEQUENOS ATOS:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

SALTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA:  

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

TRANÇA TRANÇA – PALAVRA CANTADA: 

Vamos brincar de atenção, percepção e ritmo.
Vocês conseguem fazer isso?
Pegar o nariz com a mão esquerda e a orelha com a mão direita.
Pegar o nariz com a mão direita e a orelha com a mão esquerda.
Bater as mãos na coxa, peito e segurar o nariz com a mão direita e a orelha com a esquerda.
Bater as mãos na coxa, peito e segurar o nariz com a mão esquerda e a orelha com a mão direita.
Coxa, coxa, nariz na mão direita e orelha na mão esquerda.
Coxa, coxa, nariz na mão esquerda e orelha na mão direita.
Coxa, peito, nariz na mão direita e orelha na mão esquerda.
Coxa, peito, nariz na mão esquerda e orelha na mão direita.
Coxa, coxa, peito, nariz na mão direita e orelha na mão esquerda.
Coxa, coxa, peito, nariz na mão esquerda e orelha na mão direita.

SUGESTÃO: Pergunte aos seus pais ou avós quais músicas ou cantores brasileiros eles gostam ou gostavam de ouvir, anote e entregue para seu Professor como devolutiva.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VAMOS MEXER O CORPO! #2:  

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA – MOVIMENTOS BÁSICOS: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

EM CIMA E EMBAIXO:  

Essa atividade de coordenação motora e ritmo você vai se divertir e realizar movimentos bem diversificados.

5 passos para a direita e 5 passos para a esquerda. (realizar 3 vezes )

Agora vamos realizar os 5 passos para a direita e quando terminar os 5 passos bater palma em cima na altura do peito e embaixo das pernas e outra vez em cima na altura do peito e embaixo das pernas. (realizar 3 vezes)

Adaptações: podem ser feitas em duplas fique do lado direito e o colega do lado esquerdo dar 5 passos e encontrar no centro e bater as mãos e depois bater palmas embaixo das pernas.

SUGESTÃO: Agora é a sua vez, qual cantor ou cantora brasileira você gosta de ouvir? Você respeita os outros ritmos que você não gosta de ouvir? Para você qual ritmo musical é mais ouvido no Brasil e por quê? Anote ou em roda de conversa expresse sua opinião para os colegas e para seu Professor.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

TCHUTCHUÊ – PEQUENOS ATOS: 

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

SALTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixe a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.
HAPPY JUST DANCE: 

Colocar uma música que você gosta ou usar a nossa sugestão Gangnam Style e crie sua coreografia ou siga a do just dance.

SUGESTÃO: Após ouvir essa música durante a atividade ou uma música que você gosta muito de ouvir, desenhe algo que te traga muita alegria, paz ou amor e entregue para seu Professor como forma de devolutiva.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VAMOS MEXER O CORPO! #2: 

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA – MOVIMENTOS BÁSICOS: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DANÇA DOS COPOS: 

Para essa atividade vamos precisar de copos de plástico e uma ou mais pessoas

Vamos brincar com os copos siga a sequência:

Pega copo – tire o copo da mesa, coloque novamente e bata palma.

Passa copo – passe o copo para a pessoa para o lado e bata palma.

Vira copo – tire o copo da mesa, vire o copo e bata palma.

Você pode ir realizando a fala da sequência enquanto brinca da maneira que quiser ou seguir o vídeo conforme eles vão orientando.

SUGESTÃO: Crie sua sequência de batida do copo e apresente para seu professor e para os colegas de sala.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

TCHUTCHUÊ – PEQUENOS ATOS: