SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)
Música da África
A música tradicional da África, dada a vastidão do continente, é historicamente antiga, rica e diversificada, com diferentes regiões e nações da África tendo muitas tradições musicais distintas. A música na África é muito importante quando se trata de religião. Músicas e canções são usadas em rituais e cerimônias religiosas, para passar histórias de geração em geração, bem como para cantar e dançar.
A música tradicional na maior parte do continente é transmitida oralmente (ou auditivamente) e não está escrita. Nas tradições musicais da África Subsaariana, muitas vezes se baseia em instrumentos de percussão de todas as variedades, incluindo xilofones, djembes, tambores e instrumentos produtores de sons, como ombira ou “piano de polegar”.
A música e a dança da diáspora africana, formada em graus variados nas tradições musicais africanas, incluem a música dos Estados Unidos e muitos gêneros afro-caribenhos, como soca, calipso e zouk. Os gêneros musicais latino-americanos, como a rumba, a conga, a bomba, a cumbia, a salsa e o samba foram fundados sobre a música de africanos escravizados e, por sua vez, influenciaram a música popular africana.
Os músicos africanos, ao contrário dos músicos ocidentais, não procuram combinar sons diferentes de um modo que agrade aos ouvidos. Em vez disso, seu objetivo é expressar a vida, em todos os seus aspectos, por meio do som. Cada instrumento ou parte pode representar um aspecto particular da vida ou um caráter diferente; a linha de passagem de cada instrumento / peça é mais importante do que como os diferentes instrumentos e partes se encaixam.
Compreender a música africana torna-se ainda mais difícil quando se considera que não existe uma tradição escrita; há pouca ou nenhuma música para estudar ou analisar. Isso torna quase impossível anotar a música – especialmente as melodias e harmonias usando a equipe ocidental. Existem diferenças sutis no tom e na entonação que não se traduzem facilmente para a notação ocidental.
Instrumentos
Fora os instrumentos de percussão, que são os mais importantes da música africana, instrumentos de cordas também se mostram bastante variados no continente, sendo o arco um exemplo antigo. Harpas também aparecem em abundância e em grande variedade de tipos.
Instrumentos de sopro também desempenham papel importante. Nas regiões em volta do Lago Vitória, por exemplo, acredita-se que as flautas tenham poderes mágicos e elas são incorporadas em importantes ritos dos povos locais. Trompetas feitas com partes de animais também são comuns.
No que diz respeito ao uso da voz, a polifonia é comum nos cantos africanos.
Instrumentos africanos podem ter fins bastante específicos; por exemplo, há instrumentos que só podem ser tocados em determinados rituais, outros que só podem ser tocados na presença de certas figuras e alguns que não podem sequer ser vistos por mulheres ou não-iniciados.
SUGESTÃO: Anote e entregue ao seu Professor como forma de devolutiva, quais são os instrumentos mais utilizados pelos africanos em suas formas de dança e música que aparecem no texto?