4º ano – Educação Física- Junho

4º ano

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
Jogos Pré-Desportivos de Rede e Parede de Invasão

HABILIDADE 1: (EF04EF05) Experimentar jogos pré-desportivos de rede e parede, e invasão, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

HABILIDADE 2: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as atividades vivenciadas, produzindo registros para divulgá-las na escola e na comunidade.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Aquecimento prof. Roger

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

SQUASH ADAPTADO

Os esportes mais populares de paredes e redes são o voleibol e o tênis, o conceito de esportes de rede e parede é quando arremessamos por cima de uma rede ou parede e o adversário tem dificuldades de devolver ou às vezes não consegue devolver para o campo adversário.

Exemplos de esportes de rede e parede, temos o voleibol, squash, pelota basca, peteca entre outros.

Bora para a prática, materiais como pedaço de papelão, tampa de vasilha ou a própria mão e uma bolinha.

Iremos realizar o movimento de jogar a bola contra a parede utilizando os materiais papelão, tampa ou a própria mão, deixando a bola bater uma vez ao chão depois de bater na parede e você irá tentar rebater novamente para a parede. repita quantas vezes quiser e desafie alguém da sua família.

CONECTANDO OLÍMPICO 

TÓQUIO 2020

HISTÓRIA

Os Jogos Olímpicos tiveram origem em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C.

Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado. Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos.

As Olimpíadas são um evento esportivo mundial no qual participam diversos países com a finalidade estimular a competição saudável entre os povos. As Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olímpia e eram disputados os seguintes jogos: atletismo, pugilato, pentatlo, corrida de bigas e pancrácio.

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir”.

Atividade Prática: grave um vídeo de no máximo 30 segundos ou um texto onde você explique o que entendeu sobre a história dos jogos olímpicos e qual o seu lema olímpico.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Alongamento Completo em 10 minutos #4 

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Educação Física Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

PAÍS SEDE
TOKIO – TOQUIO 2020

As olimpíadas serão disputadas no Japão/Tóquio 2021, devido a pandemia de coronavírus covid 19, os jogos tiveram que ser adiados de 2020 para 2021.

E em um vídeo muito animado utilizando a tecnologia, o primeiro ministro do Japão se fantasia de Super Mario e vem por um cano igual ao vídeo game para anunciar no Rio/Brasil 2016, que o Japão é a sede dos próximos jogos olímpicos.

Atividade Prática: Mande uma foto bem animada com adereços ( óculos, boné, camisetas, cornetas e etc..) de como você irá torcer para o Brasil durante as
olimpíadas.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Educação Física para crianças

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Aquecimento para o 4º bimestre

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGOS DE INVASÃO – BANDEIRINHA

A bandeirinha é um jogo de invasão pré-desportivo onde utilizamos a estratégia e o trabalho em equipe.

O objetivo é conseguir recuperar a bola ou bandeira que fica no campo adversário sem ser pego pelos participantes da outra equipe e se você for pego irá ficar parado no lugar onde foi pego esperando que alguém da sua equipe venha te salvar tocando em você.

Vence a equipe que conseguir trazer a bola ou bandeira da equipe adversária sem ser pego para o seu campo.

Pratique com sua família e amigos e faça na sua casa este divertido jogo de invasão.

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

BANDEIRA OLÍMPICA

A Bandeira Olímpica

A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas).

Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.

A bandeira foi criada para o Congresso do Jubileu olímpico em 1914, em Paris, em comemoração aos 20 anos do Movimento Olímpico. Os anéis entrelaçados foram usados pela primeira vez por Pierre de Coubertin – o fundador dos Jogos Olímpicos modernos – em uma carta em julho de 1913.

Atividade Prática: confeccionar uma bandeira olímpica com os anéis olímpicos inspirada no nome da sua família, faça com a sua família, use a criatividade pode
ser de pano, cartolina, papelão.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Alongamento Completo em 10 minutos #4

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Educação Física Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL

CONECTANDO  OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

TOCHA

A Chama Olímpica

A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas. A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama.

A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.

Atividade Prática: https://www.youtube.com/watch?v=4EuHFxeDN58 confecção de uma tocha olímpica em forma de desenho ou com materiais recicláveis.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Educação Física para crianças

QUINTA SEMANA

JUNTO COM SEUS ALUNOS REFLITAM SOBRE OS MASCOTES DAS OLIMPÍADAS E CRIE OU RECRIE A ATIVIDADE PRINCIPAL, AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Aquecimento para o 4º bimestre

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

SQUASH ADAPTADO

Os esportes mais populares de paredes e redes são o voleibol e o tênis, o conceito de esportes de rede e parede é quando arremessamos por cima de uma rede ou parede e o adversário tem dificuldades de devolver ou às vezes não consegue devolver para o seu campo.

Exemplos de esportes de rede e parede, temos o voleibol, squash, pelota basca e a peteca entre outros.

Bora para a prática, materiais como pedaço de papelão, tampa de vasilha ou a própria mão e uma bolinha.

Iremos realizar o movimento de jogar a bola contra a parede utilizando os materiais papelão, tampa ou a própria mão, deixando a bola bater uma vez ao chão depois de bater na parede e você irá tentar rebater novamente para a parede. repita quantas vezes quiser e desafie alguém da sua família.

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

MASCOTE

Mascotes das Olimpíadas e Paraolimpiadas

Tóquio 2020/2021 apresenta oficialmente os mascotes Miraitowa e Someity.

Mascote dos Jogos Olímpicos, o robô com feições felinas tem no seu nome a junção das Palavras japonesas futuro e eternidade (Mirai + Towa, respectivamente). Dessa maneira, o mascote busca trazer um sentimento de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.

Miraitowa é a mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas. Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em
computador e misturavam diversos formatos.

No Rio 2016 os mascotes foram o Vinícius e o Tom.

Tom, batizado via votação popular com o nome do famoso cantor, compositor e maestro tom Jobim é uma criatura mágica, nascida no dia 2 de outubro de 2009, dia que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos olímpicos e paralímpicos. ele nasceu da alegria dos brasileiros em sediar o evento. E se seu amigo Vinícius representa os animais, Tom representa a natureza e toda a flora brasileira. Sua missão é ” inspirar a todos a usar a criatividade e determinação para alcançar sempre mais e se divertir.”

Atividade Prática: Desenhe os mascotes das Olimpíadas do Japão e do Brasil que você mais gostou.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Alongamento Completo em 10 minutos #4