4º Ano – Educação Física – Dezembro

4º Ano

UNIDADE TEMÁTICA:
ESPORTES, JOGOS E BRINCADEIRAS E DANÇAS
 

HABILIDADE 1: (EF04EF05) Experimentar jogos pré-desportivos de rede e parede, e invasão, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

HABILIDADE 2: (EF04EF01) Experimentar, fruir e identificar as brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

HABILIDADE 3: (EF04EF09) Experimentar, fruir e recriar danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígenas e africanas, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE DEZEMBRO

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um norteador para vocês e para o mês de dezembro estamos com uma nova proposta.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de dezembro disponibilizamos como norteadoras, uma retrospectiva das atividades principais utilizadas nas diferentes unidades temáticas trabalhadas durante e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

PRIMEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ESTAFETAS:

Materiais: corda ou toalha e 5 objetos.

Vamos começar?

Nessa primeira atividade com a ajuda do responsável vamos tentar pegar os objetos enquanto o responsável balança a corda na frente dos objetos como se fosse um pêndulo e você de joelhos na frente dos objetos sem que a corda toque em você tenta pegar.

Na segunda atividade a dinâmica é a mesma, só que agora vamos realizar em deslocamento saindo de um ponto para pegar o objeto em outro, o responsável vai continuar balançando a corda e você continua se esquivando do pêndulo da corda.

SUGESTÃO: em uma roda de conversa junto com seu professor sobre brincadeiras africanas ou indígenas citar possíveis atividades que sejam iguais às que praticamos na cidade ou escola.

SEGUNDA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Ativ. inclusiva voleibol adaptado:

Vamos precisar de 3 objetos para marcar os lugares e uma bola e uma pessoa para auxiliar na atividade.

Primeiro, utilizando os 3 objetos vamos marcar em forma de triângulo o chão deixando uma distância de 2 passos grandes de um objeto para o outro e ao comando do nosso ajudante iremos nos deslocar com o bumbum no chão para frente, esquerda e direita por 30 segundos.

Segundo, utilizando a bola você irá tentar agarrar após o ajudante indicar o lado que ele irá jogar só pode deixar a bola quicar uma vez no chão e o ajudante também pode jogar a bola para a frente, lembrando sempre com o bumbum no chão.

Importante o ajudante nesta fase da brincadeira avisa se irá jogar para frente, direita ou esquerda.

Terceiro, nesta fase da brincadeira o ajudante não avisa aonde vai jogar e a criança tenta agarrar a bola no local onde ela foi jogada podendo deixar a bola quicar uma vez no chão, lembrando sempre com o bumbum no chão.

LEMBRANDO QUE VOCÊ PODE REALIZAR A ATIVIDADE QUANTAS VEZES QUISER E TROCAR DE PAPEL COM SEU AJUDANTE SEMPRE DE OLHOS VENDADOS QUE VAI REALIZAR A ATIVIDADE E O OUTRO QUE IRÁ DAR OS COMANDOS NÃO FICARÃO VENDADO.

SUGESTÃO: vamos deixar o jogo mais difícil? Então, deixe a rede um pouco mais alto ou coloque um pano para bloquear a visão do outro lado.

TERCEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

HAPPY JUST DANCE:

Colocar uma música que você gosta ou usar a nossa sugestão Gangnam Style e crie sua coreografia ou siga a do just dance.

SUGESTÃO: Após ouvir essa música durante a atividade ou uma música que você gosta muito de ouvir, desenhe algo que te traga muita alegria, paz ou amor e entregue para seu Professor como forma de devolutiva.