3º ano – Educação Física – Julho

3º ano

JUNTO COM SEUS ALUNOS REFLITAM SOBRE OS MASCOTES DAS OLIMPÍADAS E CRIE OU RECRIE A ATIVIDADE PRINCIPAL, AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.
UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
Esportes de marca e precisão de forma lúdica

HABILIDADE 1: (EF03EF05) Experimentar e fruir jogos pré-desportivos de campo e taco, invasão, identificando seus elementos comuns e reconhecendo a importância do trabalho em equipe para o alcance de um objetivo comum.

HABILIDADE 2: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as atividades vivenciadas, produzindo registros para divulgá-las na escola e na comunidade.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Alongamento e aquecimento:  

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Esporte de campo e taco. AULA 03:

Material necessário para a atividade: 01 revista usada, folha de papel para fazer uma bolinha, fita adesiva o gol, dois copos plásticos.
Como confeccionar o taco e a bolinha:
(Taco) Dobre a revista duas vezes no sentido lateral e passe fita adesiva para não soltar.
(Bolinha) Amasse a folha de papel e passe a fita adesiva para não soltar.

Primeiro desafio Hóquei: Coloque os copos paralelamente a uma distância de um metro um do outro formando uma meta para o gol, posicione se a uma distância de três passos dos copinhos e com o taco rebata a bolinha tentando acertar entre os copinhos, fazendo gol. Convide alguém de sua casa e elabore novas regras no jogo, faça um jogo um contra o outro com dois gols.

Segundo desafio Golfe: Deite os copinhos e rebatendo a bolinha com o taco, tente acertar a bolinha dentro do copinho, comece perto e vá se distanciando.
Terceiro desafio, Beisebol: Jogue a bolinha e tente bater com o taco nela, sem deixar que a mesma caísse no chão, tente acertar ao menos três vezes seguidas.

CONECTANDO OLÍMPICO 

TÓQUIO 2020

 Mascotes das Olimpíadas e Paraolimpiadas: 

Tóquio 2020/2021 apresenta oficialmente os mascotes Miraitowa e Someity.

Mascote dos Jogos Olímpicos, o robô com feições felinas tem no seu nome a junção das Palavras japonesas futuro e eternidade (Mirai + Towa, respectivamente). Dessa maneira, o mascote busca trazer um sentimento de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.

Miraitowa é a mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas. Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em
computador e misturavam diversos formatos.

No Rio 2016 os mascotes foram o Vinícius e o Tom.

Tom, batizado via votação popular com o nome do famoso cantor, compositor e maestro tom Jobim é uma criatura mágica, nascida no dia 2 de outubro de 2009, dia que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos olímpicos e paralímpicos. ele nasceu da alegria dos brasileiros em sediar o evento. E se seu amigo Vinícius representa os animais, Tom representa a natureza e toda a flora brasileira. Sua missão é ” inspirar a todos a usar a criatividade e determinação para alcançar sempre mais e se divertir.”

Atividade Prática: Desenhe os mascotes das Olimpíadas do Japão e do Brasil que você mais gostou.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga para crianças: 

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

 Educação Física Aquecimento: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

 CONECTANDO OLÍMPICO TÓQUIO 2020


JAPÃO OLÍMPICO
VÍDEO OLÍMPICO – JULHO CONECTANDO:

 As aulas retornaram e as olimpíadas estão a todo vapor em Tóquio, vamos realizar um resumo do que aprendemos em Junho.
As olimpíadas começaram no dia 23/07 com a cerimônia de abertura, você assistiu?
Os jogos olímpicos são a festa de todos os esportes e vários países participam de várias modalidades esportivas como basquete, skate, badminton, futebol, judô, voleibol e etc.
O mascote está vibrante com tantos esportes e medalhas, o nome dele é MARAITOWA e significa a junção das palavras futuro e eternidade em japonês.
A chama foi acesa no dia da abertura dos Jogos Olímpicos e a bandeira foi hasteada na cidade de Tóquio, o lema olímpico mais rápido, mais alto e mais forte, resume a postura dos atletas precisam ter para alcançar seus objetivos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Você vai enviar para seu professor ou professora usando sua criatividade um lema olímpico para você alcançar os seus objetivos, seja na escola ou no esporte. E você também pode escolher um esporte que esteja passando na TV de esportes que o Brasil está participando e anotar 3 nomes de atletas que estão representando o Brasil. Eles vão ficar esperando suas respostas ou seu lema olímpico, as devolutivas podem ser realizadas na forma de desenho, textos, formulários, fique atento as dicas do seu Professor. 

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

 Raquetball:

Materiais: as raquetes podem ser confeccionadas (papelão ou outro material mais firme); a bola deve ser leve (utilizar bexigas); para separar o espaço e as equipes: utilizar uma corda, ou faixa, ou linha, ou outro material.
Descrição da atividade: O Raquetebol é jogado por dois ou quatro jogadores. Quando é jogado por dois, é chamado Simples e quando o é por quatro são Duplas. Uma variação que não se joga em torneios é chamada Triplo, onde participam três jogadores. É um jogo competitivo, onde uma raquete é usada para servir e devolver a bola. O objetivo é ganhar cada jogada servindo ou devolvendo a bola, para que o oponente não possa continuar com ela, em jogo. O ponto termina, quando um jogador (ou uma equipe em duplas) não consegue pegar a bola, antes que ela caia no chão. Quando a bola cair no chão, será considerado ponto, que pode ser contado um por um ou dois em dois.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento para crianças – Método Koeppen I: