3º Ano – Educação Física – Dezembro

3º Ano

UNIDADE TEMÁTICA:
ESPORTES, JOGOS E BRINCADEIRAS E DANÇAS
 

HABILIDADE 1: (EF03EF05) Experimentar e fruir jogos pré-desportivos de campo e taco, invasão, identificando seus elementos comuns e reconhecendo a importância do trabalho em equipe para o alcance de um objetivo comum.

HABILIDADE 2: (EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

HABILIDADE : 3 (EF03EF10) Identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígenas e africanas.

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE DEZEMBRO

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um norteador para vocês e para o mês de dezembro estamos com uma nova proposta.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de dezembro disponibilizamos como norteadoras, uma retrospectiva das atividades principais utilizadas nas diferentes unidades temáticas trabalhadas durante e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

PRIMEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Como brincar de Ordem com a bola?:

Prepare-se, pois começa fácil e vai ficando difícil. Chame a família para participar.

Material: Qualquer bola e parede.

A brincadeira tem como objetivo arremessar uma bola na parede e realizar a ordem desejada por outra pessoa antes de pegar a bola que foi rebatida. Aumente a dificuldade das ordens solicitadas.

Você pode realizar a brincadeira várias vezes, até alguém errar primeiro. Então, troque o arremessador.

Juntar os pés sem dobrar os joelhos, descer até o chão, voltar devagar.

Apoie um pé no chão, flexionando o joelho da outra perna, segurando a ponta do pé próximo ao bumbum, (conte até 10) trocar o lado (conte até 10).

Por fim, ficar em pé, afastar as pernas uma para frente e outra para trás, semiflexionar a de trás, estender a que está a frente deixando apenas o calcanhar no chão, segurar a ponta do pé alongando o máximo que conseguir (conte até 10), trocar o lado e repetir (conte até 10). E a seguir exercícios de aquecimento.

SUGESTÃO: vamos criar um novo jogo? Então, utilizando a mesma bola e a parede, pense e crie novas regras para este mesmo jogo.

SEGUNDA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ARRANCA RABO:

Nesta brincadeira divertida e alegre vamos utilizar uma toalha pequena ou sacolas de supermercados.

Você vai colocar a ponta da toalha ou sacola ao lado da sua perna para dentro da calça e ao comando do Professor irá tentar arrancar o rabinho do colega ou da colega.

Podemos começar realizando em pequenos grupos e depois realizar uma vez com todos.

Você que está em casa chame a família para brincar com você e realize com alegria e respeitando as regras.

Vence a atividade aquele que não perder o seu Rabinho.

SUGESTÃO: Roda de conversa para refletir sobre as brincadeiras de matrizes africanas e indígenas. Você que está no remoto nesta semana registrar 3 brincadeiras que você imagina ser africana ou indígena.

TERCEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

TUM PÁ PERCUSSIVO:

Pé no chão

Mão no coração

Bate palma estala o dedo

Brinca o jogo da canção

Mão na perna

Um pé de cada lado

Bate palma estala o dedo

Tudo ao mesmo tempo

Agora corre pro refrão:

Tum Pá Tum Pá Tum Pá

Tum Pá Tum Pá

Tum Pá Tum Pá Tum Pá

Tum Pá Tum Pá

Realizar os movimentos conforme a música.

SUGESTÃO: utilizando a letra da música, crie movimentos diferentes que são mostrados no vídeo.