2º Ano – EF – Novembro

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE NOVEMBRO.

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um
norteador para vocês.
Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de
conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.
Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de novembro disponibilizamos como norteadoras, as atividades principais das unidades temáticas a serem trabalhadas de Dança, Lutas e Ginástica e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.
Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

2º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA e DANÇA

HABILIDADE 1: (EF02EF07) experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrio, saltos, giros, rotações e acrobacias com ou sem materiais) de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
HABILIDADE 2: (EF02EF10) descrever por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as combinações de elementos básicos da ginástica geral, comparando a presença desses elementos nas demais práticas corporais.  HABILIDADE 3: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Ginástica

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não
competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.

A palavra ginástica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.

Como foi citado no começo do texto, a ginástica é classificada em duas modalidades, as competitivas e as não competitivas. Entre as competitivas estão:

Ginástica acrobática: que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe;
Ginástica artística: também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças;
Ginástica rítmica: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;
Ginástica de Trampolim: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos;

Entre as não-competitivas estão:

Contorcionismo que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo;
Ginástica cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;
Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos;
Ginástica localizada de academia: são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular ;
Hidroginástica: melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água.

SUGESTÃO: anote para o seu professor quais são as ginásticas competitivas e as não competitivas.

PRIMEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

BATOM BATOM:

Batom, Batom
Tira o Ba e fica o Tom
Um dia desse
Eu conheci
Uma véia
Que se chamava, Dona Léia
Léia caiu, o velho viu
Calcinha dela, verde amarela
Cor do Brasil
Quem bater palma
Imita a Véia.

SUGESTÃO: recrie com seus colegas ou familiares uma nova forma de movimentação da adoleta para a música Batom.

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

FUI A CHINA: 

Fui à China lá
Ver o que era a China lá
Todos eram China lá
lig lig lig China lá

Fui a Halley
Ver o que era Halley
Todos eram Halley
lig lig lig Halley

Fui a Clips
Ver o que era Clips
Todos eram Clips
Lig lig lig Clips

Fui a Dancecê
Ver o que era Dancecê
Todos eram Dancecê
lig lig lig Dancecê

Fui à China lá
Ver o que era Halley
Todos eram Clips
Todos eram Dancecê

SUGESTÃO: vamos fazer um mural com dicas de atividades físicas e lúdicas para deixar nossa escola mais ativa.

 

TERCEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ATIVIDADES CIRCENSES: 

Na atividade circense, vamos começar com malabares de bolinhas que podem ser de papel, sacolinhas plásticas ou até mesmo bolas pequenas.

Comece lançando uma para cima e segurando na descida, faça 5 vezes.

Vamos dificultar um pouquinho, com duas bolas lance uma de cada vez para o alto e não pode ter as duas bolas ao mesmo tempo na mão, realize 10 vezes esse movimento.

Agora vamos realizar o equilíbrio, utilizando uma linha ou um banco andar sobre e manter o equilíbrio, podemos também equilibrar um objeto, pode ser cabo de vassoura, cone ou um pedaço de madeira pequeno na mão ou nos pés.

SUGESTÃO: quais os personagens do circo você conhece, anote e entregue para seu professor.

QUARTA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

EQUILÍBRIO – CIRCO NA ESCOLA:

Primeira atividade, equilibrar um objeto na cabeça pode ser um cone pequeno ou um livro.

Abra bem os braços e mantenha a postura para o objeto não cair enquanto você der alguns passos.

Com uma bola pequena, equilibrar na nuca e realizar pequenos passos para frente e para trás.

Deitado no chão com as pernas para cima equilibrar um objeto na sola do seu pé.

Equilibrar com uma colher uma bolinha de ping pong e realizar movimentos para frente e para trás.

Equilibre um pequeno cabo de madeira ou um cone na sua mão e passe por obstáculos que serão criados por você ou junto com seu professor.

SUGESTÃO: Crie com seu professor um evento bem simples para apresentar para outras salas alguns movimentos de circo

QUINTA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

BATOM BATOM:

Batom, Batom
Tira o Ba e fica o Tom
Um dia desse
Eu conheci
Uma véia
Que se chamava, Dona Léia
Léia caiu, o velho viu
Calcinha dela, verde amarela
Cor do Brasil
Quem bater palma
Imita a Véia.

SUGESTÃO: recrie com seus colegas ou familiares uma nova forma de movimentação da adoleta para a música Batom.