2º ano – Educação Física – Outubro

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA – DANÇAS

HABILIDADE 1: (EF02EF09) Participar da ginástica geral, identificando suas potencialidades e os limites do próprio corpo, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
HABILIDADE 2: (EF02EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal. 

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)
Dança: história, ritmo e movimento

Sem música não há dança. Sem movimento corporal também não. A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.
A dança teria surgido como meio de expressão religiosa dos homens primitivos, conclusão sugerida por cinco pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos. A hipótese apresentada por Bourcier é a de que os primeiros ritmos teriam surgido de percussões, e de que a partir desses ritmos, o próprio corpo humano passou a se movimentar de forma ritmada. Desde então, a dança vem atravessando gerações, e divisões e subdivisões vão sendo criadas dentro dessa prática. As danças de rua e de práticas religiosas populares foram extintas, concedendo apenas à côrte o direito à dança em festas de nobres.
Deve-se lembrar que as danças de côrte eram dançadas quase sem toque corporal quando o toque ocorria, era revestido por luvas.
Falamos das danças mais clássicas, mas existem outros tipos de danças que são, talvez, mais importantes do que essas, já que fazem parte da nossa história, contam quem nós somos: as danças folclóricas. Essas danças são específicas de cada localidade e, mesmo quando a mesma dança é feita em locais diferentes, elas têm suas especificidades que variam entre as regiões. A catira em São Paulo e parte do Sudeste, a dança do pau de fitas em Santa Catarina e o Cacuriá no Maranhão são exemplos de danças folclóricas.
Nas aulas de Educação Física a dança costuma ser um conteúdo rejeitado por muitos alunos e até por alguns professores. Muitos são os preconceitos contra essa prática, já que é costume ouvir “dança é coisa de menina”. Será? Para você fazer dança na escola, você não precisa saber passos ou já ter feito dança fora da escola. Ao contrário: a proposta de trabalhar a dança na escola é para romper com essa ideia de que dança é uma coreografia montada com passos feitos.
Logo, o que se espera da dança na escola é que o corpo se movimente no ritmo da música e que haja expressão de sentimentos a partir do próprio movimento. E isso qualquer um faz: menino ou menina.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP

SUGESTÃO: anote e entregue para seu Professor exemplos de danças folclóricas do Brasil que aparecem no texto.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA DE GINÁSTICA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DANÇA DOS BICHOS:

Lá em casa
Lá em casa tem uma galinha
Lá em casa tem uma galinha
A galinha có e os pintinhos piu
Os pintinhos piu, os pintinhos piu
Os pintinhos piu, os pintinhos piu
Lá em casa tem um galo
Lá em casa tem um galo
O galo cocó e a galinha có
E os e os pintinhos, os pintinhos piu
Os pintinhos piu e os pintinhos piu
Prefeitura de Jacareí
Secretaria Municipal de Educação
EDUCAÇÃO FÍSICA
Lá em casa tem um cachorro
Lá em casa tem um cachorro
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos
Os pintinhos piu
E os pintinhos piu
Lá em casa tem um tatu
Lá em casa tem um tatu
O tatu
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos
E os pintinhos piu
Lá em casa tem um cabrito
Lá em casa tem um cabrito
O cabrito mé
O tatu
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos piu
Lá em casa tem um peru
Lá em casa tem um peru
O peru gluglu
O cabrito mé
O tatu
O cachorro au au
O galo cocó
E a galinha có
E os pintinhos?
SUGESTÃO: dos animais que apareceram durante a canção escolha um e depois faça um desenho bem bonito e colorido.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO INFANTIL: O RATO E O LEÃO: 

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA INFANTIL-GAME DO MOVIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

JOGO DO TUM PÁ:

Pé no chão
Mão no coração
Bate palma estala o dedo
Brinca o jogo da canção
Mão na perna
Um pé de cada lado
Bate palma estala o dedo
Tudo ao mesmo tempo
Agora corre pro refrão:
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Realizar os movimentos conforme a música.
SUGESTÃO: Desenhe um coração e escreva uma mensagem de Paz.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO PARA AS CRIANÇAS:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA DE GINÁSTICA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

IMITANDO OS BICHOS: 

A dança do jacaré quero ver quem sabe dançar.
A dança do jacaré, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre o bocão assim.

Remexe o rabo e nada no lago
Depois dá a mão para mim.

A dança da cascavel, quero ver quem sabe dançar.
A dança da cascavel, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola ondulado
E estica o pescoço assim.

E sobe no galho, balança o chocalho
Depois dá a mão para mim.

A dança do caranguejo, quero ver quem sabe dançar.
A dança do caranguejo, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Belisca o meu pé assim.

E mexe o olho e ande de lado
Depois dá a mão para mim.

A dança do peixe boi, quero ver quem sabe dançar.
A dança do peixe boi, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre a boquinha assim.

Me dá um beijinho e nada um pouquinho
Depois dá a mão para mim.

A dança do tuiuiu, quero ver quem sabe dançar.
A dança do tuiuiu, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E voa no ar assim.

E sobe um pouquinho e desce um pouquinho
Depois dá a mão para mim.

A dança da criançada, quero ver quem sabe dançar.
A dança da criançada, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Faz uma careta assim.

E dá uma voltinha, sacode a cabeça
Depois dá a mão para mim

Realizar os movimentos conforme a música.

SUGESTÃO: Desenhe uma floresta bem bonita e uma frase de preservação das nossas florestas que são tão importantes para os nossos rios e clima.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO INFANTIL: O RATO E O LEÃO:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

GINÁSTICA INFANTIL-GAME DO MOVIMENTO:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

ADOLETAS:

Brincadeira de roda cantada com gestos e que você terá que ter muita atenção ao final para o colega não bater na sua mão.

Siga a canção:

A do le ta, lê pêti, pêti pô lá
Lê café com chocolá, a do le ta
Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu
Barra, berra, birra, borra, burra

SUGESTÃO: você conhece outro tipo de adoleta, brincadeiras que fazemos com as mãos e um ritmo, pergunte para seus pais ou avós e anote essa nova adoleta para mostrar para seu Professor

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO PARA AS CRIANÇAS:

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA DE GINÁSTICA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DANÇA DOS BICHOS:

Lá em casa
Lá em casa tem uma galinha
Lá em casa tem uma galinha
A galinha có e os pintinhos piu
Os pintinhos piu, os pintinhos piu
Os pintinhos piu, os pintinhos piu

Lá em casa tem um galo
Lá em casa tem um galoO galo cocó e a galinha có
E os e os pintinhos, os pintinhos piu
Os pintinhos piu e os pintinhos piu 

Lá em casa tem um cachorro
Lá em casa tem um cachorro
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos
Os pintinhos piu
E os pintinhos piu

Lá em casa tem um tatu
Lá em casa tem um tatu
O tatu
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos
E os pintinhos piu
Lá em casa tem um cabrito
Lá em casa tem um cabrito
O cabrito mé
O tatu
O cachorro au au, o galo cocó
E a galinha có, os pintinhos piu

Lá em casa tem um peru
Lá em casa tem um peru
O peru gluglu
O cabrito mé
O tatu
O cachorro au au
o galo cocó
E a galinha có
E os pintinhos?

SUGESTÃO: dos animais que apareceram durante a canção escolha um e depois faça um desenho bem bonito e colorido.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO INFANTIL: O RATO E O LEÃO: