2º ano – Educação Física – Junho

2º ano

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
Esportes de marca e precisão de forma lúdica

HABILIDADE 1: (EF02EF05) Experimentar e fruir práticas lúdicas esportivas de marca e precisão, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, identificar os elementos comuns dessas práticas.
HABILIDADE 2: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as atividades vivenciadas, produzindo registros para divulgá-las na escola e na comunidade.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Vamos mexer o corpo!

ATIVIDADE PRINCIPAL

“Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo”.

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Você vai precisar de 8 ou 10 garrafas pet ou copos e 1 bolinha de papel ou plástico.

Organize os copos ou garrafa pet no chão, tome distância dos pinos e jogue e verifique quantos pinos você derrubou. Chame outra pessoa para jogar com você. O objetivo é acertar o maior número de pinos nas 2 jogadas que você tem direito e anote quantos pinos você derrubou e organizamos novamente os pinos e a pessoa que você convidou irá jogar duas vezes e anotar quantos pinos derrubou e essa partida será finalizada quando os 2 participantes tiverem jogado ao menos 10 vezes a bola em direção ao pino. Boa diversão com a família.

CONECTANDO OLÍMPICO 

TÓQUIO 2020

HISTÓRIA

Os Jogos Olímpicos tiveram origem em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C.

Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado. Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos.

As Olimpíadas são um evento esportivo mundial no qual participam diversos países com a finalidade estimular a competição saudável entre os povos. As Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olímpia e eram disputados os seguintes jogos: atletismo, pugilato, pentatlo, corrida de bigas e pancrácio.

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir”.

Atividade Prática: grave um vídeo de no máximo 30 segundos ou um texto onde você explique o que entendeu sobre a história dos jogos olímpicos e qual o seu lema olímpico.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO PARA ACALMAR E RELAXAR

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

FAÇA NA QUARENTENA – EXERCISE FOR KIDS

ATIVIDADE PRINCIPAL

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

PAÍS SEDE
TOKIO – TOQUIO 2020

As olimpíadas serão disputadas no Japão/Tóquio 2021, devido a pandemia de coronavírus covid 19, os jogos tiveram que ser adiados de 2020 para 2021.

E em um vídeo muito animado utilizando a tecnologia, o primeiro ministro do Japão se fantasia de Super Mario e vem por um cano igual ao vídeo game para anunciar no Rio/Brasil 2016, que o Japão é a sede dos próximos jogos olímpicos.

Atividade Prática: Mande uma foto bem animada com adereços ( óculos, boné, camisetas, cornetas e etc..) de como você irá torcer para o Brasil durante as
olimpíadas.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Nadando com golfinho

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

ATIVIDADE PRINCIPAL

“Velocidade é o movimento ou deslocamento rápido entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso. A corrida é um esporte de marca onde essa distância percorrida pode ser medida em metros e o tempo em segundos. ”

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Corrida de Velocidade

A criança irá realizar uma corrida de ida e volta. A distância será de 25 passos grandes, lembrando que é ida e volta. Marque o tempo da sua primeira corrida e repita novamente sempre marcando o tempo em um papel e depois envie para seu professor.

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

BANDEIRA OLÍMPICA

A Bandeira Olímpica

A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas).

Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.

A bandeira foi criada para o Congresso do Jubileu olímpico em 1914, em Paris, em comemoração aos 20 anos do Movimento Olímpico. Os anéis entrelaçados foram usados pela primeira vez por Pierre de Coubertin – o fundador dos Jogos Olímpicos modernos – em uma carta em julho de 1913.

Atividade Prática: confeccionar uma bandeira olímpica com os anéis olímpicos inspirada no nome da sua família, faça com a sua família, use a criatividade pode ser de pano, cartolina, papelão.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO PARA ACALMAR E RELAXAR

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

FAÇA NA QUARENTENA – EXERCISE FOR KIDS

ATIVIDADE PRINCIPAL

CONECTANDO  OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

TOCHA

A Chama Olímpica

A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas. A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama.

A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.

Atividade Prática: https://www.youtube.com/watch?v=4EuHFxeDN58 confecção de uma tocha olímpica em forma de desenho ou com materiais recicláveis.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Nadando com golfinho

QUINTA SEMANA

JUNTO COM SEUS ALUNOS REFLITAM SOBRE OS MASCOTES DAS OLIMPÍADAS E CRIE OU RECRIE A ATIVIDADE PRINCIPAL, AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Vamos mexer o corpo!

ATIVIDADE PRINCIPAL

“Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo”.

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Esporte de campo e taco. AULA 03

Material necessário para a atividade:

01 revista usada, folha de papel para fazer uma bolinha, fita adesiva o gol, dois copos plásticos.

Como confeccionar o taco e a bolinha:

(Taco) Dobre a revista duas vezes no sentido lateral e passe fita adesiva para não soltar. (Bolinha) Amasse a folha de papel e passe a fita adesiva para não soltar.

Primeiro desafio Hóquei: Coloque os copos paralelamente a uma distância de um metro um do outro formando uma meta para o gol, posicione se a uma distância de três passos dos copinhos e com o taco rebata a bolinha tentando acertar entre os copinhos, fazendo gol. Convide alguém de sua casa e elabore novas regras no jogo, faça um jogo um contra o outro com dois gols.

Segundo desafio Golfe: Deite os copinhos e rebatendo a bolinha com o taco, tente acertar a bolinha dentro do copinho, comece perto e vá se distanciando.

Terceiro desafio Beisebol: Jogue a bolinha e tente bater com o taco nela, sem deixar que a mesma caísse no chão, tente acertar ao menos três vezes seguidas.

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020

MASCOTE

Mascotes das Olimpíadas e Paraolimpiadas

Tóquio 2020/2021 apresenta oficialmente os mascotes Miraitowa e Someity.

Mascote dos Jogos Olímpicos, o robô com feições felinas tem no seu nome a junção das Palavras japonesas futuro e eternidade (Mirai + Towa, respectivamente). Dessa maneira, o mascote busca trazer um sentimento de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.

Miraitowa é a mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas. Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em
computador e misturavam diversos formatos.

No Rio 2016 os mascotes foram o Vinícius e o Tom.

Tom, batizado via votação popular com o nome do famoso cantor, compositor e maestro tom Jobim é uma criatura mágica, nascida no dia 2 de outubro de 2009, dia que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos olímpicos e paralímpicos. ele nasceu da alegria dos brasileiros em sediar o evento. E se seu amigo Vinícius representa os animais, Tom representa a natureza e toda a flora brasileira. Sua missão é ” inspirar a todos a usar a criatividade e determinação para alcançar sempre mais e se divertir.”

Atividade Prática: Desenhe os mascotes das Olimpíadas do Japão e do Brasil que você mais gostou.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga para crianças