2º Ano – Educação Física – Julho

2º ano

JUNTO COM SEUS ALUNOS VENHA APRENDER SOBRE OS MASCOTES DE TÓQUIO 2021, CRIE OU RECRIE A ATIVIDADE PRINCIPAL, AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.
UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
Esportes de marca e precisão de forma lúdica

HABILIDADE 1: (EF02EF05) Experimentar e fruir práticas lúdicas esportivas de marca e precisão, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, identificar os elementos comuns dessas práticas. 
HABILIDADE 2: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as atividades vivenciadas, produzindo registros para divulgá-las na escola e na comunidade. 

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Vamos mexer o corpo!

ATIVIDADE PRINCIPAL

“Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo”.

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Boliche em casa.

Você vai precisar de 8 ou 10 garrafas pet ou copos e 1 bolinha de papel ou plástico.

Organize os copos ou garrafa pet no chão, tome distância dos pinos e jogue e verifique quantos pinos você derrubou. Chame outra pessoa para jogar com você. O objetivo é acertar o maior número de pinos nas 2 jogadas que você tem direito e anote quantos pinos você derrubou e organizamos novamente os pinos e a pessoa que você convidou irá jogar duas vezes e anotar quantos pinos derrubou e essa partida será finalizada quando os 2 participantes tiverem jogado ao menos 10 vezes a bola em direção ao pino. Boa diversão com a família.

CONECTANDO OLÍMPICO 

TÓQUIO 2020

 Mascotes das Olimpíadas e Paraolimpiadas 

Tóquio 2020/2021 apresenta oficialmente os mascotes Miraitowa e Someity.

Mascote dos Jogos Olímpicos, o robô com feições felinas tem no seu nome a junção das palavras japonesas futuro e eternidade (Mirai + Towa, respectivamente). Dessa maneira, o mascote busca trazer um sentimento de eterna esperança no coração das pessoas ao redor do mundo.

Miraitowa é a mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas. Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos.

Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em computador e misturavam diversos formatos.

No Rio 2016 os mascotes foram o Vinícius e o Tom. Tom, batizado via votação popular com o nome do famoso cantor, compositor e maestro tom Jobim é uma criatura mágica, nascida no dia 2 de outubro de 2009, dia que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos jogos olímpicos e paralímpicos. ele nasceu da alegria
dos brasileiros em sediar o evento. E se seu amigo Vinícius representa os animais, Tom representa a natureza e toda a flora brasileira. Sua missão é ” inspirar a todos a usar a criatividade e determinação para alcançar sempre mais e se divertir.”

Atividade Prática: Desenhe os mascotes das Olimpíadas do Japão e do Brasil que você mais gostou, as devolutivas podem ser realizadas na forma de desenho, textos, formulários, fique atento as dicas do seu Professor.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

MEDITAÇÃO PARA ACALMAR E RELAXAR 

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

Alongamento lúdico infantil: 

ATIVIDADE PRINCIPAL

CONECTANDO OLÍMPICO – TÓQUIO 2020


JAPÃO OLÍMPICO
VÍDEO OLÍMPICO – JULHO CONECTANDO:

As aulas retornaram e as olimpíadas estão a todo vapor em Tóquio, vamos realizar um resumo do que aprendemos em Junho.
As olimpíadas começaram no dia 23/07 com a cerimônia de abertura, você assistiu?
Os jogos olímpicos são a festa de todos os esportes e vários países participam de várias modalidades esportivas como basquete, skate, badminton, futebol, judô, voleibol e etc.
O mascote está vibrante com tantos esportes e medalhas, o nome dele é MARAITOWA e significa a junção das palavras futuro e eternidade em japonês.
A chama foi acesa no dia da abertura dos Jogos Olímpicos e a bandeira foi hasteada na cidade de Tóquio, o lema olímpico mais rápido, mais alto e mais forte, resume a postura dos atletas precisam ter para alcançar seus objetivos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Você vai enviar para seu professor ou professora usando sua criatividade um lema olímpico para você alcançar os seus objetivos, seja na escola ou no esporte. E você também pode escolher um esporte que esteja passando na TV de esportes que o Brasil está participando e anotar 3 nomes de atletas que estão representando o Brasil. Eles vão ficar esperando suas respostas ou seu lema olímpico, as devolutivas podem ser realizadas na forma de desenho, textos, formulários, fique atento as dicas do seu Professor. 

 Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

Esporte de marca (Zigue Zague):

Material necessário: cadeira ou banco; copos descartáveis, canecas plásticas, garrafas pets, rolo de papel higiênico ou qualquer outro material que possa ser colocado em fileira a uma distância de um passo.
O banco ou a cadeira ficarão na frente com alguns brinquedos que deverão ser pegos pelas crianças.
Quando as crianças estiverem preparadas de joelhos dar o comando de:
1º: As suas marcas!
2º Prontos?
3º Vai!
As crianças realizarão deslocamento baixo, pegando o brinquedo que está em cima da cadeira retornando em zigue-zague (contornando o material disposto em fileira) até a posição inicial.
Ao retornar em zigue-zague com o objeto, este deverá ser colocado dentro de uma caixinha e a criança inicia novamente o percurso de joelhos (deslocamento baixo) indo até a cadeira, pegando o objeto e retornando em zigue-zague em pé (deslocamento alto) colocando este também na caixinha. Repete-se novamente o percurso até que todos os brinquedos que estavam na cadeira estejam. Quem terminar primeiro senta e espera o outro. Essa atividade pode ser realizada sozinho (a). 

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Relaxamento dos animais para crianças: