1º ano – EF – Novembro

ORIENTAÇÃO SOBRE O CADERNO DE NOVEMBRO

Professores e Famílias, agora com o retorno dos estudantes de quase 100% para a modalidade presencial nas escolas, o nosso objetivo com o caderno continua a ser um
norteador para vocês.

Viemos durante o ano realizando as habilidades de diferentes Unidades Temáticas como Corpo e Movimento, Esporte, Jogos e Brincadeiras, Danças, Ginásticas e Lutas pois entendemos que o nosso estudante tem o direito de ser o protagonista do seu aprendizado e para isso precisa criar competências nas diferentes áreas de
conhecimento para ter seu desenvolvimento integral.

Como autonomia para os nossos professores e famílias e respeitando as particularidades e especialidades de cada um e de cada unidade escolar, no mês de novembro disponibilizamos como norteadoras, as atividades principais das unidades temáticas a serem trabalhadas de Dança, Lutas e Ginástica e o Professor poderá realizar as adaptações necessárias para as atividades propostas no presencial e as adaptações necessárias para quem ainda está no ensino remoto.

Agradecemos a parceria entre os Professores e as Famílias. Nas devolutivas das atividades pelos estudantes conseguimos, mesmo de longe, ver a felicidade e motivação de realizar as atividades que fizeram parte do Caderno Conectando Jacareí de Educação Física de 2021.

1º Ano

UNIDADE TEMÁTICAGINÁSTICA, DANÇAS
 

HABILIDADE 1: (EF01EF07) experimentar e fruir elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrio, saltos, giros e rotações com ou sem materiais), de forma individual ou em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
HABILIDADE 2: (EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal..

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros.
(o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês)

Ginástica 

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).

A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto.
As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente. As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias. A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. O gasto calórico durante uma hora de aula é de 500 kcal.

A ginástica artística é conhecida também como ginástica olímpica. Consiste em um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade.

Publicado por Patrícia Lopes Dantas

SUGESTÃO: anote para seu professor quais são as modalidades de ginástica que aparecem no texto e faça um desenho bem bonito de uma atividade física.

PRIMEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

PULA PIPOCA:

Uma Pipoca pula dentro da panela
Outra pipoca começou a responder
e era um tal de po poc poc poc
po poc poc poc
que não dá para entender
era um tal de po poc poc poc
po poc poc poc

SUGESTÃO: crie com seus amigos ou com sua família alguns movimentos para a música da pipoca.

SEGUNDA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER. .

GINÁSTICA DOS ANIMAIS:

Cante a música e imite os animais:

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
O primeiro é o pássaro

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
O segundo é o formiguinha

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é o caranguejo

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é a borboleta

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é o macaco

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é o sapo

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é a girafa

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais
Agora é a vaca

Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais

Agora é o bicho preguiça, todo mundo deitando no chão

Acorda, acorda
Se liga na ginástica
Que vai ser bom demais
Eu quero ver você imitando os animais ( mexe o corpinho)

SUGESTÃO: faça um desenho bem colorido que vai deixar sua escola mais alegre.

TERCEIRA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA:

Primeiro movimento, em pé, ficar equilibrado em uma das pernas com o pé da outra perna apoiada no joelho. Realizar uma vez com a perna direita e outra com a esquerda por 15 segundos.
Segundo movimento, em pé, ficar equilibrado em uma das pernas e com a outra perna estendida na lateral do seu corpo sem tocar o pé no chão. Realizar uma vez com a perna direita e outra com a perna esquerda por 15 segundos.
Terceiro movimento, ficar em pé com os calcanhares próximo e as pernas um pouco flexionadas e manter o equilíbrio por 15 segundos.
Quarto movimento, em pé com as pernas afastadas com uma a frente flexionada e deixando a de trás estendida, imaginar que está empurrando uma parede, realizar o movimento por 15 segundos trocando a perna da frente pela a que estava atrás por mais 15 segundos.
Quinto movimento, sentado com as pernas afastadas e os braços abertos na altura do ombro, manter essa posição por 15 segundos.
Sexto movimento, sentado com as pernas unidas e os braços acima da cabeça com as mãos unidas, manter essa posição por 15 segundos.
Sétimo movimento, sentado com as pernas unidas tirar elas do chão e os braços como apoio para esse movimento, manter essa posição por 15 segundos.
Oitavo movimento, posição de 4 apoios, manter o equilíbrio com as mãos e pés elevando o bumbum, manter essa posição por 15 segundos.
Nono movimento, posição de 4 apoios, manter o equilíbrio com as mãos e os joelhos e a postura das costas reta, manter essa posição por 15 segundos.
Décimo movimento, posição de 4 apoios, manter o equilíbrio com as mãos e os joelhos elevando os pés do chão, manter essa posição por 15 segundos.
Décimo primeiro movimento, posição sentado, com as pernas afastadas o máximo que você conseguir e os braços abertos na altura do ombro manter essa posição por 15 segundos.

SUGESTÃO: uma roda de conversa para falar sobre a importância da ginástica e da dança para as crianças da escola.

QUARTA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

É DEVAGAR DEVAGARINHO: 

É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai girar, as mãozinhas
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai piscar, os olhinhos
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai mandar, um beijinho
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai bater, as palminhas
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai bagunçar, o cabelo
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
É devagar, devagarinho
para não cansar
bem de mansinho
e quando eu acelerar
você vai mexer os ombrinhos
mais rápido, mais rápido, mais rápido
mais rápido, mais rápido, mais rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
bem rápido, bem rápido, bem rápido
Parou!!!!!!
girar, as mãozinhas
piscar, os olhinhos
mandar, um beijinho
bater, as palminhas
bagunçar, o cabelos
mexer, os ombrinhos
Parou!!!!!

SUGESTÃO: desenhe seu autorretrato para entregar para seu professor.

QUINTA SEMANA

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

PULA PIPOCA:

Uma Pipoca pula dentro da panela
Outra pipoca começou a responder
e era um tal de po poc poc poc
po poc poc poc
que não dá para entender
era um tal de po poc poc poc
po poc poc poc

SUGESTÃO: crie com seus amigos ou com sua família alguns movimentos para a música da pipoca.