1º ano – Educação Física – Outubro

1º ano

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA – DANÇAS

HABILIDADE 01:  (EF01EF09) participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, respeitando as diferenças individuais e o desempenho.

HABILIDADE 2: (EF01EF11) Experimentar, fruir e recriar diferentes danças do contexto comunitário (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), respeitando as diferenças individuais e o desempenho corporal.

SUGESTÃO DE TEXTO PARA ATIVIDADES TEÓRICAS, RODA DE CONVERSA e outros. (o texto pode ser utilizado em partes ou diferentes formas durante todo o mês) O corpo, o movimento e a aprendizagem 

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social
POR: NOVA ESCOLA
01 de Abril | 2007
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Neste grupo estão os gêneros populares – como o frevo, o forró, o carimbó etc. – e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e Serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo.
É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas.
Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo.
Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo – fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.
Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.
“As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso”
Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade
SUGESTÃO: anote para seu professor quais são os gêneros populares de danças do Brasil que estão no texto?

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA GINÁSTICA KIDS:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

TREM FUMAÇA:

Fuuumaça f f f
O trem solta fumaça f f f
Por onde ele passa f f f
Todo mundo acha graça f f f (repetir duas vezes)
Seguindo em frente
Fornalha bem quente
O trem por aííí
Fazendo piuí piuí piuí í í í í
SUGESTÃO: faça um desenho bem colorido de um trem.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO DIVERTIDO:

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

DANÇA DO TREM:

Eu vou andar trem
Você vai também
Só falta comprar a
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou!
Todos: Parou!
Mãozinha para frente
E tchu tchu tcha
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchã
Eu vou andar de trem……
Dedinho para cima
Pezinho para dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bum bum para trás
Realizar os movimentos conforme a música.
SUGESTÃO: Anotar para seu professor quais as partes do corpo que apareceram durante a roda cantada.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

5 ALONGAMENTOS COM BASTÃO PARA CRIANÇAS:

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA GINÁSTICA KIDS:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

TUM PÁ BARBATUQUES: 

Pé no chão
Mão no coração
Bate palma estala o dedo
Brinca o jogo da canção
Mão na perna
Um pé de cada lado
Bate palma estala o dedo
Tudo ao mesmo tempo
Agora corre pro refrão:
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Realizar os movimentos conforme a música.
SUGESTÃO: desenhe um coração com uma mensagem positiva para seu Professor, colega ou para seus pais

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO DIVERTIDO:

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

CORRE COTIA:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Pode jogar?
Pode
Realizar essa brincadeira cantada, vai ser muito legal.
SUGESTÃO: perguntar para seus pais ou avós se eles já brincaram de corre cotia na infância e anotar se eles gostavam ou não dessa atividade de roda cantada.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTOS COM BASTÃO PARA CRIANÇAS:

QUINTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento descrito abaixo. Deixar a criança fazer apenas uma vez.

AULA GINÁSTICA KIDS:

ATIVIDADE PRINCIPAL

Nesta atividade, deixar a criança repetir QUANTAS VEZES QUISER.

TREM FUMAÇA:

Fuuumaça f f f
O trem solta fumaça f f f
Por onde ele passa f f f
Todo mundo acha graça f f f (repetir duas vezes)
Seguindo em frente
Fornalha bem quente
O trem por aííí
Fazendo piuí piuí piuí í í í í
SUGESTÃO: faça um desenho bem colorido de um trem.

VOLTA À CALMA

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

ALONGAMENTO DIVERTIDO: